A partir do próximo dia 14 de março, 55 voos da Aerolineas Argentina que partem do Brasil passarão a ter o pouso autorizado no Aeroparque, aeroporto localizado no centro de Buenos Aires. "Este ano vamos concentrar nossos investimentos nas operações em países do Mercosul e no Chile. Além das rotas domésticas, já estávamos usando o Aeroparque para receber as frequencias de Montevidéu (Uruguai). Agora com a conquista dessa autorização para pousos do mercado brasileiro iniciamos um novo ciclo na companhia", destacou Eliane Pucciariello, diretora Geral para o Brasil da Aerolíneas Argentina, ao receber nesta sexta-feira (05/03), na sede da empresa, a reportagem do MERCADO&EVENTOS.
Atualmente, a Aerolineas oferece 58 voos saindo das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Florianópolis (SC) com destino a capital argentina. Apenas três frequencias estão mantidas para o Aeroporto de Ezeiza. Elas partem do Aeroporto de Guarulhos (SP) e servirão para facilitar a conexão do passageiro que se dirige a Sidney (Austrália). "Com a reestatização da companhia estamos retomando nosso caminho de crescimento. A primeiro medida foi normalizar nossas operações domésticas e agora começamos a consolidar nossa posição como uma alternativa de ligação para as regiões limítrofes da Argentina", explicou.
De acordo com ela, o Brasil é o segundo maior mercado para a Aerolineas. Por isso, o interesse em aumentar sua participação no país. Em janeiro, a companhia inaugurou quatro frequencias semanais para Buenos Aires, sendo duas de Salvador e duas via Florianópolis, e substituiu toda a frota de aeronaves que atuam no mercado brasileiro. Os boeing 737-300 e 737-200 foram trocados pelos modelos da nova geração 737-700 NG. "Além de promover uma economia no consumo de combustível, aumentamos a capacidade de passageiros para 128 assentos - 120 na classe econômica. Antes, a oferta era de 108 lugares", lembrou Pucciariello.
Com essa nova configuração, a Aerolineas já vem colhendo bons resultados. Nos dois primeiros meses do ano a empresa registrou uma ocupação média de 70%. A estimativa, segundo Eliane Pucciariello, é encerrar 2010 com um crescimento de 35% em vendas de bilhetes aéreos para o mercado brasileiro. No país, a companhia mantém acordo interline com a Gol. No entanto, ela sonha com a entrada em uma aliança global. "A nova diretoria da Aerolineas está disposta a sanar as dívidas com a IATA e voltar a membro da associação. Somente dessa forma, poderemos pleitear parcerias de code-share", revelou a diretora.
Inverno - Até o final deste mês, a Aerolineas definirá suas operações durante a temporada de esqui na Argentina e Chile. "Já temos um acordo com Bariloche para voos charteres, mas esperamos fechar também com destinos de Ushuaia e Las Leñas. Quanto ao Chile, ainda não temos perspectivas diante da grave situação por qual passa o país", falou Eliane Pucciariello.
Acordo Embraer - Em junho, a empresa recebe o seu primeiro Embraer 190. O contrato foi firmado recentemente e prevê a entrega de 20 aeronaves no período de até quatro anos. "Utilizaremos apenas para os voos dentro da Argentina", contou a diretora, lembrando que a Aerolineas também está em busca no mercado de aviões A340-300 e A340-200 para as rotas de longo curso e que incluem as regiões da Europa e Estados Unidos.
Fonte: Mercado e Eventos
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