Após declarações do presidente Lula, que minimizavam os problemas nos aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil mostra que precisam de investimentos para a Copa de 2014.
A Agência Nacional de Aviação Civil divulgou, nesta quarta-feira, dados que mostram que a situação nos aeroportos brasileiros é, sim, motivo de apreensão. A divulgação ocorreu depois das críticas da Fifa e da CBF sobre a infraestrutura para a Copa de 2014, e de o presidente Lula ter minimizado, na última terça-feira, essas preocupações.
São quase dois mil e quinhentos voos todos os dias. E o movimento nos aeroportos é crescente. De janeiro a junho deste ano, o número de passageiros que voaram dentro do Brasil aumentou 27,5% . Em viagens internacionais, subiu 13,4%. Mas o aquecimento do setor que deveria ser motivo de comemoração, acabou se tornando preocupante.
“Se, no ano que vem, novos investimentos não forem feitos a gente vai conviver com a contenção de crescimento por conta dos limites que a Anac estará estabelecendo. Se novos voos forem demandados, que ultrapassem esse limite, eles não vão ser autorizados”, afirma a presidente da Anac, Solange Vieira.
A aviação brasileira também é uma preocupação declarada fora do país, por causa da Copa do Mundo, em 2014. Até lá, o governo precisa encontrar uma solução para evitar um caos aéreo. Uma série de medidas estão em estudo para serem implantadas especificamente durante o Mundial.
Entre as propostas estudadas pela a Agência Nacional de Aviação Civil pra 2014 estão: o funcionamento 24 horas dos aeroportos Santos Dumont, no Rio, e Congonhas, em São Paulo; a utilização de bases aéreas militares para pousos e decolagens de voos comerciais; a restrição de voos regulares nos dias de jogos para as cidades sede. Terão prioridade os voos fretados que transportem turistas da Copa.
“Claro que haverá necessidade de remanejar a malha, de se expandir a capacidade do aeroporto e dar velocidade as operações aeroportuárias. O aumento dessa eficiência passa, primeiro, por investimentos. É necessário, sim, que investimentos razoáveis sejam colocados”, afirma o especialista em aviação, José Carlos Pereira.
A Infraero informou nesta quarta-feira que os aeroportos do país receberão, até 2014, investimentos de R$ 6,5 bilhões.
Fonte: O Globo
Um comentário:
Ela tem que se preocupar é com as provas compradas no seu concurso e que a PF está investigando os amigos engenheiros da D. Solange Vieira que passaram nesse concurso e já foram empossados !!!!!!!!!!!!!!!!!
Postar um comentário