Nova aeronave presidencial custou US$ 38 milhões. Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, usa o mesmo modelo.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, conseguiu dinheiro para aposentar o avião presidencial de 35 anos. E realizou um sonho: pagou US$ 38 milhões num moderno Falcon 900, de fabricação francesa. Porém, não há boliviano apto a pilotar o jatinho no país.
Com capacidade para 19 passageiros, o avião pode levar Evo à Europa sem escalas. É o mesmo modelo que carrega o companheiro Hugo Chávez, da Venezuela.
Mas desde que chegou à Bolívia, no inicio do mês, a aeronave está parada. A seguradora exige dos pilotos ao menos 100 horas de vôo nesse tipo de avião. Nenhum piloto boliviano tem essa carga horária no modelo de jatinho.
O presidente agora espera a contratação de um piloto para acompanhar os bolivianos.
Fonte: G1
Um comentário:
Primeiro, pelo que eu sei, o Falcon 900 não voa direto à Europa sem escalas, dependendo da variante de Falcon 900. De La Paz a Madrid-Barajas, p.ex., são 4,955 NM em grande círculo, e o alcance nominal dum 900EX - segundo o site do fabricante (http://www.dassaultfalcon.com/aircraft/900ex/) é de apenas 4500 NM. Segundo, se ele comprou direto da Falcon Jet, o próprio fabricante pode prover instrutores para treinar os pilotos bolivianos, até que os mesmos tenham a experiência mínima. Isso é mais do que corriqueiro, quando da implantação de um equipamento novo (até aqui no Brasil - onde o exercício da profissão de piloto comercial e/ou de linha aérea é privilégio de brasileiros, natos ou naturalizados -,existem dispositivos na legislação para que estrangeiros possam voar temporariamente aeronaves de matrícula brasileira, quando validados pela ANAC, como instrutores, desde que não haja no país profissionais qualificados e experientes no mesmo equipamento). Não entendi bem o objetivo da matéria, mas achei meio superficial. Provavelmente foi feita por algum jornalista "genérico", que "vendeu o peixe pelo preço que comprou", sem conhecimento de causa algum.
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