28.8.10

Montadora cearense quer popularizar venda de avião


Um avião monomotor pousado no pátio de uma concessionária chama a atenção de quem passa pela avenida Washington Soares. A exposição tem o objetivo de atrair novos compradores para o mercado dessas aeronaves, disponíveis ao preço de R$ 400 mil cada

Um olhar desavisado é capaz de avistar turbulências ao passar pelo início da avenida Washington Soares. O estranhamento, quase inevitável, tem lá suas razões. É que ali, na altura do novo Centro de Convenções do Ceará, no pátio de uma concessionária de automóveis, exibe-se um avião monomotor - garboso e imponente, como se em um campo de pouso estivesse.

À venda pelo preço de R$ 400 mil, a aeronave é a mais nova “cria” da empresa cearense Asaer, especialista em montagem de aviões, assessoria e serviços aeronáuticos. Sediada em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, a montadora começou a operar este ano de olho no mercado Norte/Nordeste e tem uma grande ambição: mostrar que o consumo de aeronaves deixou de ser restrito a um público elitizado.

“Existem duas razões para isso. A primeira delas é que o preço desse avião está muito mais acessível que antes, compara-se tranquilamente ao que é pago por uma carro de luxo”, justifica o empresário Alexandre Menezes, um dos sócios da Assaer. “E segundo porque existe uma grande lacuna para esse setor nessa região do Brasil. Pela dimensão do Norte e do Nordeste e pela qualidade das nossas estradas, é muito mais rápido e seguro ir pelo ar”,

Desempenho

Os resultados apontados por Menezes nesses primeiros meses de atividade acenam para uma concordância do mercado com a ideia dos sócios. De janeiro a agosto deste ano, nove aeronaves já foram montadas pela empresa e oito já foram vendidas -uma para um comprador do Pará e as demais para cearenses. De acordo com Menezes, há uma mudança visível no perfil de quem compra uma aeronave.

''Hoje o dono de um monomotor tem entre 25 e 65 anos e não é mais só empresário. É aquele médico que trabalha em Juazeiro e não pode perder tempo na estrada, é o pai que leva sua família para viajar no fim de semana. É um público muito diferenciado. Há muita gente desejosa de ter um avião”, afirma.

E foi para seduzir esses amantes dos ares que (ainda) não sabiam que podem ter acesso mais fácil ao objeto de desejo que Menezes e seu sócio, Sabino Freire, tiveram a ideia de colocá-lo ao alcance dos olhos urbanos. Mas o namoro será breve, no próximo domingo a aeronave será recolhida e estará de volta ao hangar que lhe é devido.

MONTAGEM

O monomotor RV10 é de fabricação norte-americana e chega em Fortaleza totalmente desmontado.

Este modelo de aeronave dispõe de quatro lugares e de um bagageiro com capacidade para 70 quilos.

O avião tem autonomia de voo de quatro horas, o que permite uma viagem Fortaleza/Salvador, por exemplo, sem interrupção para abastecimento.

Este monomotor alcança velocidade de cruzeiro a aproximadamente 300km/h.

Para ser exposto durante este período na concessionária Mito, o monomotor teve as asas desmontadas e foi transportado de Aquiraz para Fortaleza em um caminhão prancha.

Além do RV10, a empresa Asaer já trabalhou na montagem do RV 9, equipado com dois lugares, e que é considerado tecnicamente um ultraleve avançado. Hoje prioriza as ações com o monomotor para 4 lugares.

Fonte: Aviação Ponto CoM

Nenhum comentário: