4.8.10
Santiago Calatrava assina projeto de expansão do Aeroporto Internacional de Denver
Empreendimento ganhará um hotel, estação de trem e uma ponte para interligar o terminal ao centro da cidade
O arquiteto espanhol Santiago Calatrava divulgou as imagens do projeto para a expansão do Aeroporto Internacional de Denver, na capital do estado do Colorado, nos Estados Unidos. Inaugurado em 1995, o empreendimento ganhará um hotel, um centro de convenções e uma estação de trem que ligará o terminal ao centro da cidade.
O aeroporto de Denver foi projetado pelo arquiteto americano Curt Fentress e é considerado um dos terminais aéreos mais bonitos do mundo. A nova área do complexo terá 76,6 mil m² e tem como objetivo principal atrair mais visitantes à cidade e, consequentemente, melhorar o turismo local.
O hotel e a estação de trem serão construídos próximos à extremidade sul do aeroporto. Segundo Calatrava, a arquitetura das novas estruturas visou respeitar e complementar o desenho original do edifício. "Meu objetivo em projetar uma estação de trem junto a uma estrutura icônica como o terminal de Denver foi complementá-la com um projeto da identidade independente e de qualidade igual", disse o arquiteto.
Para não intervir na arquitetura original, a nova parte do complexo não ultrapassa a altura do aeroporto, de 34 m de altura. O hotel de 500 quartos ficará em um edifício perpendicular ao terminal e terá um formato que lembra as asas de um avião.
Já a estação de trem ficará no nível térreo. O espaço, ao ar livre, será coberto por uma abóboda feita em vidro e aço e não terá fechamento lateral. Da plataforma do trem, os passageiros poderão subir as escadas rolantes e chegar a uma grande praça, coberta parcialmente por outra abóboda de vidro e aço. No local, haverá lojas, restaurantes e cafés, além de espaço para realização de eventos e exposições. Da praça, por sua vez, os viajantes poderão ir para o hotel ou prosseguir ao terminal do aeroporto de Denver.
O projeto de Santiago Calatrava para a ampliação do aeroporto de Denver ainda prevê a construção de uma ponte em forma de arcos para a passagem da linha de trem. A estrutura, segundo o arquiteto espanhol, terá 220 m de comprimento e será executada em aço e concreto.
A previsão é de que as obras da ponte e do hotel sejam concluídas em 2013. Já a estação de trem deverá ser entregue dois anos mais tarde e entrar em operação somente em 2016.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário