13.10.10

Associações de companhias aéreas aplaudem acordo ambiental

-
Tanto a IATA, associação internacional de companhias aéreas, como a AEA, associação europeia, aplaudiram o acordo obtido pelos 190 países membros da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) para a redução de emissões de carbono na aviação.

O acordo, que foi estabelecido no passado sábado em Montreal, em Assembleia Geral da ICAO, estipula objectivos como uma redução de 2 % por ano no consumo de combustível até 2050, alcançar um acordo sobre a redução de emissões de carbono até 2020 e, mais perto no tempo, implementar até 2013 um padrão global de emissões de carbono para motores de avião.

Para a IATA, nas palavras do seu director, Giovanni Bisignani, trata-se de “uma decisão histórica”, pois “pela primeira vez acordámos globalmente em objectivos aspiracionais para estabilizar emissões”.

Também a AEA, associação europeia de companhias, se congratulou pelo acordo. Para Ulrich Schulte-Strathaus, “este primeiro acordo político é um primeiro passo fulcral”. Em qualquer dos casos os responsáveis associativos chamam a atenção para a necessidade de medidas adicionais no sentido de aprofundar o carácter global de quaisquer medidas a tomar, bem como do carácter eminentemente político da questão, enfatizando a responsabilidade dos governos dos vários países. Como diz Schulte-Strahaus, “as companhias aéreas estão prontas para implementar um roteiro global, mas precisamos de vontade política a nível governamental”.

Fonte: Turisver

Nenhum comentário: