27.12.10

Aeronautas alertam que caos aéreo deve voltar devido ao excesso de jornada de trabalho

Aeronautas alertam que a partir desta segunda-feira o número de atrasos e cancelamentos de voos tende a crescer até o dia 31. Segundo eles, há excesso de jornada de trabalho da categoria e várias tripulações serão impedidas de voar. O Sindicato Nacional dos Aeronautas estima que, mesmo sem a greve, 40% do efetivo começarão a parar no início desta semana porque já atingiram o limite previsto por lei. A legislação estabelece limite de 85 horas voadas por mês e 230 horas no trimestre.

O índice de atrasos nos aeroportos no fim do feriado prolongado de Natal atingiu 19,1% ontem até as 21h, de acordo com a Infraero. Fontes do governo afirmam que o problema começou com a Webjet, que atrasou mais da metade das partidas previstas para decolar. Dos 136 voos programados pela empresa até as 21h de ontem, 76 (55,9%) partiram fora do horário e outros 22 foram cancelados (16,2%).

Na TAM, o percentual de atraso ficou em 21,5% e na Gol, 17,7%, com 35 partidas canceladas. A pior situação foi verificada em Confins (Belo Horizonte), com 33,7%, seguido por Congonhas e Galeão (Tom Jobim). Nas rotas internacionais, o índice médio marcava 15,8%.

- Com a chegada do dia 31, a regulamentação (número máximo de horas voadas permitidas por lei) tende a alcançar o limite e não se pode mais voar. Como consequência, o índice de atrasos deve aumentar - disse Celso Klafke, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores de Aviação Civil (Fentac-CUT), acrescentando que o problema ocorreu na virada de novembro para dezembro, numa demonstração de que as companhias aéreas não se prepararam para o aumento da demanda.

A partir desta segunda, os sindicatos farão assembleias para avaliar a contraproposta das companhias de reajuste salarial de 8%. Na próxima quarta-feira, deve ocorrer uma reunião entre as entidades representativas dos trabalhadores e o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea).

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: