Daesp protocola no escritório da Anac, em São Paulo, estudos de risco da operação no Leite Lopes
Passageiros aguardam voos no Leite Lopes: Dárcy cogita dinheiro privado para novo terminal
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM), quer buscar recursos da iniciativa privada para construir um novo aeroporto em Ribeirão Preto. A prefeita vai apresentar para os técnicos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em janeiro áreas que possam ser viáveis para a instalação de um novo terminal aéreo internacional de cargas no município.
Dárcy confirmou que a área apontada por A Cidade, entre Ribeirão e Dumont, é um dos espaços com possibilidade de receber o novo aeroporto. "Nós temos quatro áreas e vamos apresentá-las aos técnicos. Aquela é uma delas, mas não a única. Eu devo sobrevoar a cidade com os técnicos e apresentar também as outras", explica.
A reportagem apurou, entretanto, que a área entre Ribeirão Preto e Dumont é considerada a mais viável, mas que a administração evita definir como ideal para evitar especulações.
Aeroporto privado
Dárcy afirma que, assim que os técnicos fizerem os estudos e definirem qual a área que pode servir para o novo aeroporto, a administração vai procurar investidores privados interessados na construção do novo terminal aéreo. Para a prefeita, é prematuro conversar sem ter a área definida.
Entretanto, ela afirma que, na atual situação, a prioridade da administração é solucionar os problemas do Leite Lopes parapasse a operar no próximo ano como aeroporto internacional de cargas e também de passageiros.
O município, inclusive já protocolou junto à Anac pedido de informação para implantação de voos internacionais de passageiros no atual terminal.
A prefeitura está levantando a documentação necessária para dar entrada no pedido de análise junto à agência. Entretanto, o processo deve ser feito em conjunto com o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).
Daesp entrega estudo de riscos para Anac
O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) protocolou nesta quarta-feira (15) no escritório da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em São Paulo o estudo de riscos do Aeroporto Leite Lopes.
O estudo da curva de ruído, refeito pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) de São Paulo, é um dos principais elementos que compõem o estudo de risco do Leite Lopes. A nova curva de ruído já foi analisada e aprovada pelo Ministério Público.
Ampliação da Pista
O Daesp, entretanto, não iniciou estudos do projeto de alteração da localização da pista, que vai permitir a ampliação em 300 metros. A extensão atual é de 2,1 mil metros, mas apenas 1,8 mil podem ser utilizados. Com a ampliação, acertada em reunião em Brasília, poderia se utilizar 2,1 mil metros úteis, o que aumentaria a capacidade operacional do terminal.
Fonte: Jornal a Cidade
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