15.12.10

Encontro em Brasília discute desafios nos aeroportos brasileiros

A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar) promove hoje e amanhã, em Brasília, o Congresso Abetar 2010. Serão debatidos temas como a  estruturação aeroportuária e a infraestrutura aeronáutica. O objetivo é buscar soluções para problemas registrados nos aeroportos brasileiros, como restrições nos pátios e nos terminais de passageiros, e atender a demandas da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

O presidente da Abetar, Apóstole Lázaro Chryssafidis, explicou que neste ano, especificamente, os temas do encontro serão a estruturação aeroportuária e a infraestrutura aeronáutica. "O problema é a adequação da estrutura dos aeroportos à expansão do número de passageiros transportados. Vamos focar no congresso, em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil [Anac], não só a questão dos grandes aeroportos, mas também a dos secundários. O crescimento começa nas cidades do interior do país, causando lotação nos aeroportos secundários”, afirmou.

Chryssafidis reconheceu que o setor enfrenta diversos problemas. “Não há um problema localizado, é uma série de questões. Cada aeroporto tem a sua restrição. Por exemplo, o de Brasília tem restrições de pátio e no terminal de passageiros. O passageiro do sistema aéreo brasileiro tem enfrentado problemas de infraestrutura: locais inadequados de embarque, demora para receber a mala. Isso tudo é um conjunto que restringe as operações das empresas”, acrescentou.

O presidente acredita que uma solução para esses transtornos seria melhorar a estrutura que já existe. “ Na minha opinião, temos que melhorar o que já existe. Para construir novos aeroportos, teríamos que propor nova regulamentação para o setor, que é o que o governo vem fazendo, ou seja, incluir a participação das empresas privadas na construção dessas unidades”, disse Chryssafidis.

Para ele, todos sabem que a demanda é muito grande. "O governo, às vezes, não tem condições de prover essa demanda, então você insere o capital privado. Mas esse capital não vem se não houver uma regulamentação que garanta que ele vai ter retorno”, afirmou.

Uma série de palestras será realizada durante o Abetar 2010. Amanhã, às 11h, o gerente de Fiscalização do Transporte Aéreo e Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita da Anac, Leonardo Bosczowski, falará sobre barreiras físicas de controle de acessos.

Participarão do congresso presidentes das empresas aéreas, técnicos do setor, secretários de Turismo de vários estados e fornecedores dessas empresas. Os interessados em participar do Abetar 2010 podem se inscrever pelo e-mail contato@abetar.com.br.

Fonte: JB

Nenhum comentário: