14.3.11

Perspectivas do mercado da aviação civil é tema de debate em Londrina

O curso de Ciências Aeronáuticas da Unopar promove nesta quarta-feira (16), o "I Ciclo de Palestras: Mercado, Indústria, Treinamento e a Segurança na Aviação Civil", com o objetivo é debater as perspectivas do mercado de aviação e a necessidade constante de treinamento, de capacitação e construção de uma cultura segura para a aviação.

Os palestrantes serão o comandante Marcos Eugênio de Abreu, da companhia aérea AVIANCA, que falará sobre os temas "Prevenção de Acidentes em Sistemas Complexos" e "Cultura de Segurança na Aviação"; e o tenente coronel aviador, comandante Ronaldo Jenkins de Lemos, da comissão de Segurança de Vôo do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviária (SNEA), que vai falar sobre "O Futuro da Indústria Aeronáutica e do Transporte Aéreo Brasileiro".

Além das palestras, haverá sorteios de passagens aéreas. O evento será realizado no Auditório Alcides Bueno, na Unopar do Jardim Piza, das 8h às 12h.

Palestrantes

O comandante Marcos Eugênio de Abreu, da Avianca, é capitão aviador da Reserva, formado pela Academia da Força Aérea em 1982. Formado Oficial de Segurança de Vôo em 1986. Pós-Graduação em Segurança de Vôo e Aeronavegabilidade Continuada - ITA - 2007. Curso de SMS junto ministrados pela ANAC e IATA. Exerce a função de Diretor de Segurança Operacional da Oceanair Linhas Aéreas. Aeronaves voadas: EMB110, DHC5, B737-200, Airbus A300, B707, DC8-73, FK100. Horas voadas: 12.000

O comandante Ronaldo Jenkins de Lemos é oficial da reserva da FAB, especialista em Segurança de Vôo e Operações de Empresas Aéreas. Foi responsável pela área de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Departamento de Aviação Civil (DAC) por 15 anos.

Com 36 anos dedicados à segurança de vôo conduziu, coordenou, orientou e participou de mais de 500 investigações de acidentes aeronáuticos.

Piloto de linha aérea com mais de 13.000 horas de vôo, voou várias aeronaves, entre elas o B-737 e o DC-10.

Hoje é professor na Universidade Estácio de Sá, coordenador da Comissão de Segurança de Vôo e Comitês Correlatos do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), perito em Operações de Empresas Aéreas da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e assessor da Inter Aeroespace Seguros Ltda.

Fonte: Diario Londrina

Nenhum comentário: