Ventos destruíram telhados, quebraram vidros e danificaram um avião
O aeroporto de Saint Louis, nos Estados Unidos, reabriu para alguns voos na noite do último sábado (22), após um tornado passar pela área, destruindo casas e carros e deixando a cidade americana sem eletricidade.
As autoridades fecharam o aeroporto internacional de Lambert-Saint Louis depois do tornado na última sexta-feira, que quebrou os vidros do terminal e deixou buracos no telhado, espalhando destroços e danificando ao menos um avião.
Mais de mil operários foram enviados para trabalhar no aeroporto e trazê-lo de volta à atividade. A energia foi restaurada no terminal e voos puderam novamente aterrissar no sábado à noite, disseram autoridades locais.
Esperava-se que o aeroporto fosse reaberto oficialmente no domingo e a partida de voos voltasse ao normal. Aproximadamente 70% das operações do aeroporto estão normalizadas.
O governador de Missouri, Jay Nixon, declarou estado de emergência e liberou recursos do Estado para ajudar na limpeza.
Ao menos 750 casas foram danificadas e quase 100 foram destruídas, disse Nixon. Houve feridos, mas nenhum morto até agora.
O aeroporto de St. Louis, no Estado do Missouri, nos Estados Unidos, foi fechado neste sábado (23) depois de uma violenta tempestade que criou um aparente tornado ter atingido a região, danificando edifícios do complexo e derrubando casas.
Vidros e outros entulhos carregados pelos ventos fizeram os viajantes correrem em busca de proteção no Aeroporto Lambert, mas houve poucos feridos, a maioria com problemas leves.
O meteorologista Bem Miller, do Serviço Nacional do Tempo, disse que há a suposição de que foi um tornado.
Os pousos foram desviados para Kansas City depois que o aeroporto de St. Louis foi fechado indefinidamente, de acordo com seu website.
Imagens de emissoras de televisão mostraram neste sábado funcionários e máquinas limpando escombros do telhado de um terminal, onde a tempestade deixou buracos.
Em alguns bairros da região de St. Louis, imensas regiões tiveram casas destruídas e carros virados de cabeça para baixo ou arremessados em gramados pela força da tempestade.
Um comunicado do aeroporto diz que "a cidade de St. Louis, o Condado de St. Louis e os municípios ao redor estão ativamente ajudando nos esforços de limpeza e revisão de segurança de todas as operações".
A tempestade atingiu a região antes das 18h da sexta-feira (22), no horário local, de acordo com autoridades do gerenciamento de emergências. Duas estradas estaduais foram fechadas devido aos escombros e cerca de 20 casas foram danificadas no Condado de St. Charles, a oeste do aeroporto.
Linhas de energia caíram no Condado de St. Louis e veículos que bloqueavam as ruas dificultaram o trabalho das equipes de emergência. Milhares de pessoas ficaram sem energia elétrica na noite de sexta-feira, de acordo com a empresa Ameren Missouri.
Fontes: R7 - Agências / BGA
Fotos: CNN, KMBC, MSN...
Um comentário:
A exemplo do tsunami no Japão, onde os japoneses levaram em média 6 dias para reconstruirem a autoestrada de Kanto, e no 7o dia, os japoneses...trabalharam, vamos ver em quanto tempo esse aeroporto será recriado pelos americanos. ;)
Postar um comentário