15.4.11

Infraero diz desconhecer base técnica de estudo do Ipea sobre aeroportos

Segundo instituto, obras de 9 aeroportos não estarão concluídas até 2014. Oposição critica 'péssima gestão'; governista diz que tema é 'prioridade'.  

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou nesta quinta-feira (14)  que não participou das discussões técnicas sobre o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que aponta atraso nas obras de 9 dos 13 aeroportos brasileiros que estão sendo preparados para a Copa de 2014. Segundo o Ipea, os aeroportos não devem estar prontos a tempo de receber o evento.

"Sobre o estudo em questão, a Infraero desconhece as bases técnicas utilizadas e não participou de qualquer discussão, de modo que não pode fazer qualquer tipo de avaliação a respeito", informou a assessoria de imprensa da Infraero.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que não vai se pronunciar sobre o estudo Ipea.

Oposição

O deputado ACM Neto (BA), líder do DEM na Câmara, afirmou que "o Brasil inteiro sabe que o principal gargalo da infra-estrutura são ao aeroportos. E o governo está mostrando sua incapacidade para enfrentar o problema. É um problema antigo, que já vem do governo Lula e permanece no governo Dilma", disse. Segundo o deputado, a criação da Secretaria de Aviação Civil, com status de ministério, não vai resolver o problema.

"O governo tem uma péssima gestão nessa área. Desde o apagão aéreo, em 2007, nada de relevante foi feito para resolver o problema. Corremos o risco de passar um vexame mundial caso os aeroportos não estejam concluídos para a Copa do Mundo", disse o deputado.

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), afirmou que o Brasil deveria pedir desculpas à Fifa e desistir da Copa. "Diante dessa situação, seria melhor o Brasil pedir desculpas à Fifa e abrir mão de realizar a Copa do Mundo. A continuar nesse ritmo, obras de infraestrutura, aeroportos e estádios construídos com dinheiro público, seria melhor para o Brasil que devolvesse o projeto e pedisse à Fifa que escolhesse outro país.”

Líder do governo

O lider do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que os aeroportos serão "prioridade" e que as obras serão concluídas a tempo.

"O governo tem uma preocupação com os aeroportos e criou a Secretaria de Aviação Civil para resolver este problema. Os aeroportos serão prioridade. O governo vai correr para recuperar o tempo perdido", afirmou.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), também comentou o estudo do Ipea. "Bom, eu acho que realmente o Brasil tem um grande problema pela frente, que é de infraestrutura, esse problema de infraestrutura é grave, e dentro da infraestrutura, o problema dos aeroportos. Quanto ao andamento das obras, detalhadamente, eu não sei”, afirmou.

Questionado se o problema poderia ser trazido para o Congresso, Sarney disse que "essa é uma ação do Executivo, tarefa diretamente ligada ao Executivo, o Congresso não pode ser executor de obras”.

Fonte: Expresso MT

4 comentários:

Anônimo disse...

A INFRAERO, já ha muitos anos passou a ser um "cabide" de empregos para os "petralhas", gente sem qualquer compromisso e a lide com Aviação, neófitos mesmo. Quase todos setores terceirados, aeroportos de "lata" e "gesso" caindo sobre os usuários, uma situação vexaminosa , procure um funsionário da INFRAERO , e não encontrará um sequer, eles sabem que os aeroportos não ficarão prontos para a Copa e as Olimpíadas , a ANAC se cala, agora uma Secretaria comandada por um BANCÁRIO , do BNDES, visto que é isto, este senhor não é dono de Banco,logo , é um BANCÁRIO!!. Esta Secretaria , têm , parece , um perfil de Corregedoria, para tomar conta da ANAC e da INFRAERO, fazendo o papel de babá , é hilário esta situação,e nós os "usurários" (hehehe) destas gaiolas de loucas (Terminais) pagamos taxas absuradamente caras para um País de Renda ridícula e serviços de Biafra e preços de Suécia. Ainda dá tempo de desistir da Copa do Mundo, acorda gente!!!!!.

Anônimo disse...

A INFRAERO, tenta desqualificar um órgão público federal, o IPEA , pois é, a incompetência é ainda mais perversa que a roubalheira, pois aquela ajuda esta a sair ganhando, é o que se tem visto na INFRAERO. Segundo o IPEA, vários aeroportos não ficarão prontos para a Copa, e os que ficarem, até lá já estarão defasados. A Soberana Muda e Pudorosa, Dilma , comenta entre os mais chegados, que a tal" Herança Maldita", recebeu mesmo ,foi do Governo Lula. Ainda é tempo de desistir de Copa do Mundo!!!!.

Anônimo disse...

Até as birutas das pistas em decomposição, sabem que as obras dos aeroportos não serão concluidas a tempo. É o que o povão chama de "embromation" , já o IPEA aponta os problemas que envolvem o patrão . Com a palavra o patrão, estamos, nós os "usurários", aguardando as devidas explicações aquí no Direto da Pista.

Anônimo disse...

Pergunta: Romero Jucá ,um fazendeiro fajuto de boi "voador" , cheio de escândalos nas costas, pode garantir alguma coisa deste governo???
. Você , meu amigo , compraria um carro usado do Romero Jucá???.