A Avianca Brasil acaba de encomendar 15 aviões A318 usados à Airbus para ampliar sua frota e se preparar para a desativação de seus Fokker 100, a partir de 2013. “A Avianca deverá crescer 40% este ano e esse percentual deverá se manter daqui para frente”, prevê o presidente da companhia, José Efromovich.
Os cinco primeiros A318 serão incorporados à frota da Avianca neste ano. As outras dez aeronaves serão entregues em 2012 e 2013. Os novos aviões permitirão que a companhia realize voos mais longos sem escalas, porque possuem uma autonomia de voo maior do que os Fokker 100 que compõem a frota da companhia. “Comesses aviões, poderemos transportar 400 mil passageiros por mês, 40% mais do que na operação atual”, calcula Efromovich. O A318 transporta 20% mais passageiros que o Fokker 100.
Ainda nesta semana a Avianca Brasil deve receber o primeiro A318, e o segundo jato será entregue em junho. Por serem mais distantes dos grandes aeroportos do país, as cidades de Natal e João Pessoa serão as primeiras atendidas pelo modelo. Os A318 poderão operar voos entre essas cidades uma de três grandes capitais, ainda a ser definida: Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro.
Até 2013, no entanto, os A318 que forem recebidos pela Avianca serão destinados ao aumento da frota, e não à substituição dos Fokker 100, que continuarão voando em trechos mais curtos. “Fecharemos 2011 com 22 unidades e 2012 com 27 aviões, e só a partir de 2013 é que vamos devolver os Fokkers para a empresa de leasing”, diz Efromovich.
Os jatos A318 têm uma média de três anos de uso, pela Lan Airlines. Serão os primeiros aviões desse modelo a voar no Brasil, segundo o vice-presidente sênior da Airbus para a América Latina, Rafael Alonso.
As companhias nacionais preferem os modelos maiores da família A320, que podem transportar acima de 120 passageiros. A TAM, por exemplo, tem em sua frota A319, A320 e A321, que são operados em rotas domésticas. “É uma opção da Avianca, já que ela está em um processo de renovação de frota para entregar os Fokker MK28 (os antigos Fokker 100)”, disse Alonso.
Expansão bilionária
Até este ano, a Avianca gastará US$ 300 milhões em seu plano de expansão, sendo que parte desses recursos foi aplicada neste novo contrato com a Airbus. Cada jato tem um preço de lista de US$ 80 milhões, totalizando em valores e câmbio atuais um montante de R$ 1,9 bilhão. As aeronaves serão pagas por meio de leasing operacional contratado junto à financeira da Airbus.
Além crescimento da economia e da classe C, Efromovich diz estar preparando a Avianca para o aumento de demanda por viagens aéreas que será gerado durante e após a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. “Temos um plano de investimento de US$ 1,5 bilhão (R$ 2,4 bilhões) de 2010 a 2016 que serão aplicados, em sua maioria, no aumento de nossa frota”, afirma ele.
Além da nova encomenda da Avianca Brasil, o grupo Synergy, dono da empresa, fez outro pedido de 70 aviões à Airbus no ano passado. De acordo com Efromovich, ainda não está definido quantos desses jatos serão destinados ao mercado brasileiro, ou quando eles pousarão por aqui.
“Estamos em um processo forte de renovação de frota para atender a demanda crescente do país”, diz.
Fonte: Brasil Econômico (SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário