A Airbus entregará duas das três versões de seu futuro A350 com cerca de dois anos de atraso, e equiparará seu modelo A350-1000 com motores mais potentes, anunciaram dirigentes do grupo na véspera da 49ª edição do maior salão de aeronáutica, em Le Bourget (França).
O A350 XWB é um avião de duas turbinas e de longa distância, que pretence concorrer com os Boeing 777 e o novo 787 Dreamliner.
A fabricante de aviões europeia prevê três versões do novo modelo. No A350-900, não serão feitas mudanças e está previsto que seja entregue a partir do fim de 2013.
No entanto, na versão mais curta, a A350-800, o construtor decidiu "adiar a primeira entrega de 2014 em meados de 2016", anunciou o diretor-geral delegado da Airbus, Fabrice Brégier.
Brégier justificou esta decisão pela demanda das companhias aéreas clientes de que lhe sejam entregues com prioridade as versões 900, que serão fabricadas antes.
A versão A350-1000 começará a ser entregue em meados de 2017 e não em 2015 como estava previsto. O construtor quer, em colaboração com o fabricante de motores Rolls Royce, equipar este modelo com novos motores mais potentes para assim aumentar seu raio de ação.
Com isso, a Airbus quer responder às demandas das companhias aéreas e oferecer uma concorrência maior ao modelo 777-300ER, da americana Boeing.
Estos atrasos afetarão, sobretudo, as companhias do Golfo, principais clientes do A350-1000. Um total de 36 companhias aéreas já encomendaram 570 unidades do A350 em suas diferentes versões.
Fonte: AFP
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