O prefeito de Resende, José Rechuan (DEM), e o vice-prefeito Noel de Oliveira (PDT), inauguraram na manhã de sábado as obras de reforma do aeroporto municipal, que passou a se chamar Aeroporto Agulhas Negras. O nome foi dado em homenagem aos 200 anos da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras). O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, não pôde comparecer e o subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, o representou. Foram investidos R$ 1,8 milhão em obras de ampliação e adequação para que o aeroporto fosse reaberto dentro das exigências feitas pela Anac (Agência Nacional da Aviação Civil). No próprio sábado e no domingo, o aeroporto já foi usado para provas da competição de Paraquedismo dos Jogos Mundiais Militares (veja Box).
No início da solenidade, antes que as autoridades começassem seus discursos, os bombeiros Alexandre Magno de Oliveira, Humberto Carlos Honório e Augusto César Vilela Correia, foram homenageados. Eles se destacaram no curso de brigada contra incêndio em aeródromo e receberam de Delmo, do Comandante da Aman, General Arruda, e do prefeito seus certificados.
A formação da brigada foi uma das exigências da Anac e conta com dez bombeiros do quadro da prefeitura de Resende, que foram capacitados pela Aeronáutica no Curso de Especialização de Combate à Incêndio e Salvamento em Aeronaves. O grupo, sob responsabilidade da Defesa Civil Municipal, tem como finalidade atuar no salvamento de pessoas em acidentes aeronáuticos.
Em seguida, Delmo ressaltou a importância de Resende ter uma brigada especializada em salvamento em aeronaves.
- Tenho uma satisfação pessoal de estar aqui representando o governador Sérgio Cabral e o secretário Júlio Lopes porque sou criado em Resende e há muitos anos venho trabalhando no estado para fazer esse aeroporto ser um aeroporto realmente condizente com a importância da nossa cidade e da nossa região. O esforço da prefeitura para reabrir esse aeroporto foi notável, para se ter uma idéia essa é a única brigada municipal contra incêndio num aeroporto do estado do Rio inteiro. Isso já mostra o interesse e a importância que a prefeitura dá ao aeroporto - disse Pinho, acrescentando que a importância de se ter um voo regional ficará evidente até o final do ano.
- Até o final do ano, com certeza, vamos estar com o nosso balizamento noturno implantado no aeroporto, com uma estação de rádio comunicação, estação de meteorologia, o que vai permitir que helicópteros e aviões possam vir para Resende através de voos por instrumentos. Esse vai ser um diferencial importante para a economia da região, e vai ajudar a trazer mais negócios, mais empresas, e a criar muito mais empregos na região - concluiu Pinho.
Para o Comandante da Aman, General Arruda, a reabertura do aeroporto contribuiu para que a Aman sediasse as provas de pára-quedismo do 5º Jogos Mundiais Militares.
- Eu assumi o comando da Companhia há dois meses e digo que a Academia e Resende são uma coisa só, é impossível de se separar. A Academia precisa muito de Resende assim como Resende precisa muito da Academia, é uma simbiose perfeita. Nós estamos vivendo hoje o 5º Jogos Mundiais Militares, o maior evento desportivo na área militar. No Rio de Janeiro estão sendo realizadas 20 modalidades, e aqui em Resende a modalidade de pára-quedismo. No aeroporto está sendo realizada a Formação em Queda Livre, e na Aman a competição de Precisão. Ao todo são 40 países participantes. Os jogos estão começando hoje e terminam no próximo sábado - anunciou o General.
Arruda ressaltou que para a prova de pára-quedismo acontecer em Resende foi necessário o apoio da prefeitura, do governo do estado, e do governo federal, além da iniciativa privada. O general disse ainda que o pára-quedismo em Resende já tem 70 anos, e que as obras que foram feitas são excelentes, e serão um legado para a cidade. O prefeito Rechuan, por sua vez, relembrou a situação que o aeroporto passou antes das reformas.
- Quero lembrar como estava esse aeroporto, a dificuldade que se tinha com Anac; ora fechando ora abrindo o aeroporto. Começamos, então, a procurar soluções: encontramos a Votorantin que nos ajudou muito na recuperação do muro, da tela, outras empresas também nos ajudaram, e depois recebemos ajudas institucionais. O governo Federal nos mandou um carro de bombeiro. Tivemos todo o apoio da Anac para reabrir o aeroporto, além do apoio do governo do estado do Rio - relembrou e agradeceu Rechuan.
Para o prefeito, a inauguração do aeroporto traz uma relação de bem estar entre Resende e a Aman.
- A Academia Militar das Agulhas Negras levou o nome da nossa cidade para todo o país e pelo mundo, e hoje se faz presente mais uma vez quando os saltos militares são realizados aqui nesse local, e isso não aconteceria se ele estivesse fechado. E é nesse ano, o do 5º Jogos Mundiais Militares, e momento também em que a Aman completa seu bicentenário, que realizamos a justiça e rebatizamos o aeroporto de Aeroporto Agulhas Negras em homenagem à Academia - explicou Rechuan.
Anac deve liberar vôos regionais em breve
O secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviço, Edgar Moreira Gomes, opinou que a Anac deve liberar os voos regionais em breve.
- Fizemos todas as adequações necessárias, cumprimos todas as exigências da Anac, e na semana que vem já vou pedir para que seja feita a vistoria aqui, então acredito que nos próximos 30 dias a Anac faça a vistoria e já libere o aeroporto, porque já está tudo em conformidade - afirmou Edgar Moreira.
Segundo o assessor de Relações Institucionais da empresa Trip Linhas Aéreas, que deve operar no aeroporto, Guilherme Aberle, a empresa está só aguardando uma deliberação da Anac para começar seus trabalhos em Resende.
- Já temos estudos para começar uma ligação entre Campinas, Resende, e Rio de Janeiro, com possibilidade de os passageiros de Resende fazerem conexões tanto no Rio quanto em Campinas. Resende vai se integrar aos 85 atuais destinos operados pela empresa - esclareceu Guilherme.
Participaram ainda da cerimônia, a primeira-dama de Resende, Ana Paula Rechuan, e o presidente da Câmara Municipal de Resende, vereador Kiko Besouchet (PP).
Fonte: Diario do Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário