2.8.11

Star Alliance suspende processo de adesão da Air India


A Star Alliance, rede que junta 27 companhias aéreas mundiais, suspendeu o processo de entrada da Air India na aliança, alegando incumprimento dos requisitos mínimos acordados entre as partes há cerca de três anos e meio para a integração no grupo.

É mais uma má notícia para a companhia pública indiana, confrontada com uma saída massiva de passageiros para as transportadoras privadas, como a Jet Airways ou a Kingfisher, com pagamentos em atrasos aos trabalhadores e à espera de uma resposta do Governo de Nova Deli para avançar com uma reestruturação a fundo.

“Do ponto de vista humano, económico e financeiro”, a Air India não reuniu os critérios necessários para entrar para o restrito grupo do qual fazem parte companhias aéreas como a portuguesa TAP, a alemã Lufthansa, a norte-americana Continental Airlines, a United ou a belga Brussels Airlines, fez saber a aliança.

Para a transportadora indiana, disse o porta-voz da transportadora, Kamaljeet Ratta, a decisão – conhecida “esta manhã” – foi uma surpresa. Pelo contrário, a Star Alliance justifica que a companhia soube, desde o princípio do processo de adesão, em Dezembro de 2007, quais as condições exigidas para a integração definitiva na rede.

Representantes do Governo, da Air India e da aliança reuniram-se a 18 de Julho para avaliar o processo, tendo, depois, a administração da aliança votado por email sobre o caso, explicou ao New York Times o vice-presidente da Star Alliance Christian Klick.

De acordo com Kapil Kaul, consultor em Nova Deli do Centro para a Aviação na Ásia-Pacífico, a suspensão do processo de adesão não compromete o futuro da companhia. Apesar de já se encontrar numa situação difícil, a Air India aguarda do Governo indiano luz verde para um plano de reestruturação profundo, segundo disse à agência AFP.

Os pilotos da companhia enviaram uma carta à Star Alliance na qual denunciavam que a transportadora lhes estava a pedir, nos últimos meses, para realizarem mais horas de voo do que o recomendado, escreve o New York Times.

O Centro para a Aviação na Ásia-Pacífico estima que a companhia tenha perdido 1.75 mil milhões de dólares nos últimos anos, depois de a Air India ter perdido 1.25 mil milhões de dólares em 2010.

Com a entrada na Star Alliance, a companhia indiana esperava crescer de nove para 15 por cento em vendas.

Fonte: Economia.publico.pt

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