6.9.11

Rússia abre mercado aéreo para companhias europeias


As autoridades russas do setor de aviação civil poderão permitir que todas as companhias europeias voem para a Rússia, segundo informou nesta segunda-feira, 5, o jornal russo "Izvestia". Em meados de outubro, em São Petersburgo, será realizada a Reunião de Cúpula da Aviação Rússia-União Europeia, e durante o evento vai se discutir a possibilidade de revogar o sistema atual de “transportadores indicados”, bem como a transformação dos atuais acordos bilaterais sobre espaço aéreo em um acordo único e multilateral, segundo revelaram os representantes do Ministério dos Transportes da Rússia.


A definição de “transportador indicado” lista companhias, uma de cada país, com direito de uso do espaço aéreo russo. A integração internacional, entretanto, fez com que não ficasse claro que país representa cada companhia, como Swiss ou Austrian Airlines, que passaram a fazer parte do grupo da Lufthansa. Por isso a União Europeia propôs autorizar voos de todas as companhias aéreas europeias para as cidades russas, sem considerar o país no qual elas estariam registradas.

A principio, as autoridades russas estão prontas para aceitar a proposta da UE, no caso de manutenção da paridade da referida legislação. 

Os especialistas destacam que diversas companhias aéreas que atualmente não possuem autorização para voos na Europa gostariam de entrar nesse mercado. Isso significa que a Aeroflot pode perder seu privilégio, pois hoje é a empresa indicada da Rússia para realizar voos na maioria das rotas europeias. 

Segundo informação do Ministério dos Transportes, a Reunião de Cúpula da Aviação também tratará de temas como a adesão da aviação civil russa ao sistema europeu de cotas de gases do efeito estufa. Para as companhias aéreas russas isso significa mais taxas por voos no espaço aéreo europeu.

Fonte: Diário da Rússia / Aviação em Notícia

Nenhum comentário: