A OHL Brasil anunciou ontem que sua subsidiária OHL Concesiones firmou um acordo com a Aena Internacional para juntas participarem do processo de licitação para a ampliação, manutenção e exploração dos aeroportos de Brasília (DF), Campinas e Guarulhos (estes últimos no Estado de São Paulo). A Aena Internacional faz parte do Grupo Aena, maior operador aeroportuário do mundo em número de passageiros, que administra 47 terminais e 2 heliportos na Espanha e participa, direta ou indiretamente, da gestão de outros 27 aeroportos em todo o mundo.
Por sua vez, a OHL Brasil é uma das maiores empresas voltadas às concessões de rodovias do País, dona de 3.226 km sob suas gestão. Por meio de suas 9 concessionárias, a OHL Brasil administra estradas localizadas em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Atualmente, detém 100% do capital das seguintes concessões estaduais: Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte; e das concessões federais Autopista Fernão Dias, Autopista Regis Bittencourt, Autopista Litoral Sul, Autopista Fluminense e Autopista Planalto Sul.
Com a confirmação do interesse da OHL Brasil em participar do leilão de concessão dos terminais, a empresa se soma a outras organizações do setor de infraestrutura que devem marcar presença na disputa. No início deste mês a Ecorodovias e a Fraport anunciaram uma parceria para participar deste leilão. A Fraport administra o aeroporto da cidade alemã de Frankfurt - um dos 10 maiores do mundo em tráfego de passageiros e de cargas -, além de outros 13 complexos na Europa, Ásia e Américas.
O Grupo Libra, que recentemente adquiriu o controle do Aeroporto Internacional de Cabo Frio (RJ), também disse no início de outubro que cogita a possibilidade de participar do evento. Por fim, a CCR é outra que disse estar analisando sua entrada no setor de infraestrutura aeroportuária e não descartou as chances de participar da disputa.
Adiado
O leilão do aeroporto de Viracopos, em Campinas, o do de Cumbica, em Guarulhos, e o do de Brasília estavam marcados para 22 de dezembro, mas analistas dão como certo que será adiado para 2012 dada a impossibilidade de acomodar as etapas legais de análise de minúcias do negócio nos dias que restam até a data originalmente prevista pelo ministro Wagner Bittencourt, da Secretaria de Aviação Civil. No melhor cenário, o leilão deve se dar em janeiro, porque, além da análise técnica pelo Tribunal de Contas da União e da votação do resultado pelo plenário no tribunal, os editais de concessão deverão passar por consulta pública, o que demora no mínimo 45 dias.
Fonte: DCI
Um comentário:
Enquanto isso no Galeão-AIRJ , na Imprensa uma noticia de que possui 37 portas fechadas , fantasma, um verdadeiro trem-fantasma, metendo medo nos pobres e assustados passageiros, o AIRJ é fantasmagórico,pura verdade. A INFRAERO, calada , muda. Uma Vergonha!.
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