Em reunião com os representantes da Comissão de Relações Exteriores e da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, o Procurador da República da 1ª região, Osnir Belice se comprometeu a agilizar o processo contra o major brigadeiro Jorge Kersul Filho. O encontro ocorreu hoje (09), em Brasília, na câmara dos deputados.
Os familiares das vítimas do acidente aguardam, desde abril deste ano, a instauração do processo pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o brigadeiro Kersul, que era chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) na época do acidente. Durante o processo criminal movido contra os pilotos, a Justiça Federal determinou a apreensão de todos os equipamentos do painel do Legacy, jato que causou o acidente, e também nomeou o chefe do Cenipa como fiel depositário das partes desta aeronave. Mesmo ciente do interesse da Justiça e do mandado de apreensão da aeronave, pela Justiça Federal, o brigadeiro entregou os equipamentos do Legacy à empresa fabricante do avião, a ExcelAire.
A atitude de Kersul, segundo manifestação do MPF no processo, pode configurar crime de fraude processual e a pena pode ser aplicada em dobro, por ter sido praticado no curso de um processo criminal. O procurador do MPF presente na reunião ouviu o pedido dos familiares e se comprometeu a agilizar o processo contra o brigadeiro.
Hoje a Comissão de Relações Exteriores da câmara reafirmou seu posicionamento adotado quando, no dia 26 de outubro, aprovou o requerimento apresentado pelo deputado federal Dimas Ramalho que cria um grupo de trabalho para acompanhar, junto a entidades governamentais e à sociedade civil, as providências adotadas pela Justiça, pelo MPF e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em relação ao acidente com o Voo 1907 da Gol, ocorrido em setembro de 2006 e que deixou 154 mortos.
Acidente
O boeing da Gol fazia o voo 1907, oriundo de Manaus (AM) com destino a Brasília (DF). Ao mesmo tempo o jato executivo Legacy vinha de São José dos Campos (SP) em direção a Manaus, onde pousaria para, no dia seguinte, partir rumo ao exterior. A 37 mil pés de altitude, na região de mata próxima ao município de Peixoto de Azevedo, a ponta da asa esquerda do jato Legacy colidiu com o boeing da Gol provocando danos que acarretaram a desestabilização e a queda do avião. O jato Legacy com todos os passageiros conseguiu pousar em uma base na serra do Cachimbo (PA).
Fonte: Só Notícias/Bianca C. Zancanaro com assessoria
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