24.4.14

Aviação regional: SAC recebe 117 estudos de viabilidade técnica

O Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, coordenado pela Secretaria da Aviação Civil (SAC), está saindo do papel após uma detalhada fase de planejamento. No último dia 10, o Banco do Brasil registrou a marca de 117 estudos de viabilidade técnica enviados à secretaria para análise. O número representa quase metade dos 270 aeroportos regionais incluídos neste projeto.

Como gestor, o banco é responsável pelas contratações das empresas que vão modernizar os terminais espalhados pelo Brasil. O investimento previsto de R$7,3 bilhões é oriundo do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

“Em um país como o nosso, que tem dimensões continentais, é necessário investir nos aeroportos que ficam fora das capitais. Só assim o brasileiro terá acesso fácil ao transporte aéreo. Além disso, é nossa preocupação que os passageiros sejam tratados como clientes, com atendimento de qualidade, conforto e segurança: temos que oferece ao país aeroportos compatíveis ao século 21”, defendeu o ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco.

O estudo de viabilidade técnica é o primeiro passo rumo às melhorias. A empresa projetista vencedora da licitação identifica as intervenções necessárias e o reaparelhamento de cada aeroporto. Esses documentos são enviados à SAC, que escolhe o cenário que mais se encaixa para cada caso e aprova a continuidade do processo.

As próximas etapas consistem na elaboração de estudos preliminares, estudos ambientais e do anteprojeto que vai garantir os subsídios à empresa de engenharia contratada pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que realizará as mudanças.

Fonte: Mercado e Eventos

Nenhum comentário: