17.4.14

Inframerica inaugura Pier Sul do Aeroporto de Brasília


Nova sala de embarque foi construída em 16 meses e conta com dez novas pontes de embarque

A Inframerica entrega nesta quarta-feira, dia 16 de abril, a primeira grande obra de expansão do Aeroporto de Brasília: o Píer Sul, com dez novas pontes de embarque e mais de 20 mil m2. Construída em 16 meses, em meio à operação normal do aeroporto, a nova estrutura é parte do investimento de R$ 1,2 bilhão que a concessionária está realizando no aeroporto até agosto de 2014 e que aumentará a capacidade do aeroporto de 16 para 21 milhões de passageiros.

“É com muito orgulho que estamos entregando esta obra. Ela é resultado do trabalho de uma equipe extremamente dedicada e com total comprometimento com qualidade e eficiência. Construir novos terminais e reformar o aeroporto em um espaço de tempo tão curto e com o aeroporto em plena operação foi uma tarefa complexa e desafiadora. E não apenas estamos cumprindo o que prometemos, como já estamos iniciando a operação no Píer Sul com mais de um mês de antecedência do prazo contratual”, explica José Antunes Sobrinho, presidente do Conselho da Inframerica.

Para o CEO de Aeroportos da Corporación America, Martin Eurnekian, a obra representa o comprometimento da empresa com o Brasil. “Trata-se do mais importante aeroporto que estamos entregando nos últimos anos, seja pelo número de passageiros ou pela localização estratégica da capital. Certamente pretendemos crescer no Brasil por meio desse aeroporto, prova maior de nossa aposta no pais”, explica o executivo.   

O Píer Sul, exclusivo para aviação doméstica, é uma construção ampla e moderna, com pé direito de mais de 18 metros, onde a espera dos passageiros será confortável, com restaurantes, dois mezaninos com vista panorâmica para o pátio de aeronaves, ambiente totalmente climatizado, iluminação e acústica agradáveis e projeto paisagístico que se integra ao ambiente. Para chegar ao Píer Sul, o passageiro utilizará o novo conector de acesso, com esteiras rolantes, que tornam o percurso mais rápido e confortável. 

Os passageiros do Píer Sul poderão contar com as seguintes opções gastronômicas: O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, em parceria com a Casa do Pão de Queijo; Koni Sushi;  Spoletto, Domino's; Delfina Choperia; Mc Donald´s; Frango Assado e Batata Inglesa. Haverá também uma loja Dufry e a primeira livraria Hudson News do país, que oferece uma completa seleção de materiais de leitura, com livros, revistas e jornais e itens de conveniência, como doces, bebidas, bolachas, salgadinhos, souvenir de viagem, opções de presentes regionais e outros.

No próximo mês, a Inframerica entregará o Píer Norte, que está em fase final de obras. O espaço terá oito pontes de embarque, em uma área de 15 mil m2 e conectada ao terminal central pelo satélite. Juntos, os píeres norte e sul vão mais do que dobrar a capacidade do aeroporto, que passará de 13 pontes de embarque para 29.

“Além do Píer Sul e do Conector, estamos entregando a duplicação do viaduto de acesso ao piso de embarque e a nova Sala Vip, a maior da América Latina, com 1.500 m2 e que já funciona há duas semanas. Estamos terminando também as complexas obras de pátio e estacionamento de aeronaves ainda este mês. Executamos em mais de um ano cerca de 300 mil m2 de pavimento rígido e flexível e adicionamos mais posições remotas ao aeroporto, além da construção de um novo viaduto para aeronaves para acessa à pista sul. Todos os demais investimentos que devem ser entregues até a Copa do Mundo estão em fase final. Assim como foram os últimos meses, os próximos 30 dias serão de muito trabalho, mas agora já estamos entrando numa fase de entregas e o passageiro está recebendo os benefícios dos investimentos realizados”, explica Antunes. 

As obras de ampliação vão permitir que o aeroporto receba até três aeronaves 747-400 ao mesmo tempo.  O Aeroporto de Brasília foi enquadrado na categoria E e está habilitado para operar com aeronaves do tipo 777-200.

Construção do Píer Sul

Construir o Píer próximo ao trânsito de aeronaves e com o aeroporto em plena operação exigiu um planejamento detalhado. “A fundação, por exemplo, foi um processo muito delicado, já que fibras ópticas que alimentam o terminal principal passavam por debaixo do espaço. E concluímos nosso trabalho de maneira exemplar”, analisa Martín.

Questões rotineiras de uma obra, como entrada de materiais e contratação de mão de obra exigiam cuidado redobrado, pois a obra foi realizada em área de segurança máxima. Todos os funcionários e prestadores de serviço, por exemplo, precisavam passar por um rigoroso critério de credenciamento do aeroporto.

Além de equipes terceirizadas para trabalhos específicos, mais de 800 operários trabalharam exclusivamente na obra do Píer Sul. Os trabalhos começavam às 7 horas e, dependendo da fase da obra, terminavam por volta das 4 horas da manhã. Foram 480 dias de obras praticamente sem interrupções e, o mais importante, sem acidentes.  

Para facilitar a logística de material e agilizar a obra, a Helvix, o consórcio construtor responsável pela obra e formado pela Engevix e Corporación América, construiu uma fábrica de pré-moldados ao lado do Píer, onde foram feitas as peças em concreto armado e depois montadas rapidamente. A estrutura metálica, cobertura e vidros foram adquiridos com a antecedência devida. Não fosse este planejamento, a obra não seria executada nos prazos. Além disso, as aquisições dos equipamentos, sistemas eletrônicos e mecânicos também foram antecipadas para que o cronograma pudesse ser cumprido. 

“Os materiais utilizados na expansão vieram de diversos lugares do mundo, como as esteiras de bagagem holandesas, pontes de embarque alemãs, longarinas inglesas, esteiras rolantes da Espanha, luminárias italianas, além de peças dos Estados Unidos, Japão e França”, explica Martín.

Números da expansão

- 3.300 operários de obras e mais de 500 colaboradores administrativos
- Ampliação do terminal em mais de 35 mil m2
- Reforma completa do terminal central e terminal 2 com mais de 70 mil m2
- Ampliação do estacionamento de 1200 para 3000 vagas;
- Mais de 82 mil m³ de concreto utilizados na expansão – o que daria para encher mais de 32 piscinas olímpicas 
- Mais de 3 mil toneladas de aço
- 8000 toneladas de estrutura metálica aplicadas nos varios terminais;
- 300 mil m2 de ampliação de pista de aeronaves

Lazer e consumo

Muitas novidades e opções de serviços, lazer e consumo chegarão ao aeroporto nas próximas semanas. O Dufry Internacional, por exemplo, vai aumentar sua área em quase três vezes, passando dos atuais 380 m2 para 1069 m2. O restaurante americano de frutos do mar, Red Lobster, primeiro do Brasil, vai instalar uma unidade de 500 m2 com vista para o pátio de aeronaves. A cervejaria Budweiser abrirá três bares, um deles exclusivo no país, em formato de mini estádio de futebol, também com 500 m2.

No segmento de gastronomia, os usuários terão mais de 40 opções, quase quatro vezes mais que as 11 oferecidas atualmente. Novas marcas como Koni Sushi, Dominos Pizza, Espaço Árabe, Go Fresh e Café 3 Corações abrirão unidades até a Copa do Mundo. A Hudson News estará presente com quatro lojas no aeroporto.

Para os passageiros dos voos nacionais, por exemplo, uma grande diferença será a área de 1.600m² administrada pelo Dufry no estilo de uma loja de departamentos. Assim que passar pelo controle de inspeção, o passageiro já estará dentro da loja e poderá fazer suas compras com tranquilidade, em um ambiente mais amplo.

Algumas fotos:

















Fonte: Ultimo Instante
Fotos: Blog do Planalto, Fotos Publicas, Portal da Copa, Google,

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei uma obra magnifica ,agora o aeropprto de brasilia e um dos melhores,ja trabalhei ai,tenho saudades.

Anônimo disse...

Agora sim que pretendo lutar e garatir uma vaga nesse novo aeroporto.

Essenian Therapies UK disse...

Parabéns, Inframérica. Deveriam assumir a Infraero e levar esse padrão de qualidade para todos os aeroportos brasileiros. Menos corrupção e mais ação!!

Jean D'Mattos disse...

Excelente aeroporto. Só um detalhe à publicação. O nome da loja de comida japonesa se chama Koni, não Koni Sushi conforme anunciado no parágrafo 5.