19.11.14

Dois vice-presidentes entre os "Cowboys do cockpit" da Cargolux

Jornal alemão traz revelações sobre o "Wing wave".

Dois dos diretores de segurança aérea da Cargolux estavam a bordo do Boeing 474-8F que causou uma onda de polêmica quando da sua arriscada decolagem do aeroporto de Seattle (EUA) rumo ao Findel no final de Setembro.

A revelação foi feita este sábado pelo jornal berlinense Tageszeitung (TAZ), que disse que dois vice-presidentes da Cargolux responsáveis pela segurança aérea estavam na cabine da aeronave, que tem o nome "Cidade de Zhengzhou".

Um vídeo amador mostra o avião da Cargolux a fazer uma perigosa manobra conhecida como "onda da asa", na altura em que levantava voo. 

(link do video: http://youtu.be/bnBr3enzW1I)

O jornal alemão ridicularizou o acto com a manchete "cowboys do cockpit" e disse que a Cargolux levou já a cabo uma investigação interna sobre o incidente.

A investigação terá concluído que a posição da aeronave era instável e que não era compatível com a segurança da aviação.

Normalmente, este tipo de manobra não ocorre nos primeiros voos abaixo dos 120 metros, o que não foi o caso do Boeing 747-8F da Cargolux.

Ainda segundo o jornal, após o incidente o diretor-geral da Cargolux, Dirk Reich, escreveu um email interno dizendo que o avião poderia ter caído se o piloto não tivesse conseguido recuperar o controlo do aparelho no último minuto.

O piloto em questão já não faz parte da equipa de formação da Cargolux, diz o jornal Tageszeitung, acrescentando que Dirk Reich recebeu uma carta de pedido de desculpas por parte de um dos responsáveis pela segurança da Cargolox, que vai ausentar-se da companhia de frete aérea luxemburguesa durante pelo menos seis meses.

O departamento de Aviação Civil não levou a cabo até ao momento nenhuma investigação. 

Fonte: Contato (wort.lu) / Aviation News

Nenhum comentário: