2.12.14

Santos Dumont obtém grau máximo de acessibilidade

O Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont recebeu da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) o selo de participação no projeto Rio Acessível, com a classificação Diamante. Em evento realizado nessa quinta-feira, 27 de novembro, no Museu Nacional de Belas Artes, o superintendente do SBRJ, Aparecido Iberê de Oliveira, e os integrantes da Comissão de Acessibilidade da Regional do Rio de Janeiro receberam a premiação das mãos da secretária Georgette Vidor, que fez questão de destacar a conquista obtida. “Parabéns ao Aeroporto Santos Dumont pelo prêmio, demonstrando seu compromisso em contribuir para a transformação do Rio de Janeiro em uma cidade de todos e para todos, e por já estar preparado para eventos como as Paralimpíadas de 2016”, disse.

A iniciativa faz parte de um projeto da Prefeitura do Rio em que grupo de trabalho analisou 250 pontos da cidade em relação à acessibilidade, entre pontos turísticos, museus, além dos pontos de embarque e desembarque dos diferentes modais de transporte, com o objetivo de orientar e facilitar o acesso a pessoas com deficiência. Divididas entre quatro classificações – Bronze, Prata, Ouro e Diamante (acima de 90% de acessibilidade) – a pesquisa teve como base as diretrizes da NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos). Entre todos os locais analisados, apenas o Santos Dumont obteve o grau Diamante.

O aeroporto possui balcões de informações e banheiros adaptados, rampas, elevadores acessíveis, piso tátil, telefone público para surdos, vagas exclusivas no estacionamento para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida e 100% dos balcões de check-in acessíveis. “É com muita satisfação que recebemos o maior grau de acessibilidade do projeto, possível graças ao empenho de nossas equipes em garantir acessibilidade, conforto e, especialmente, respeito pelo direito do cidadão que utiliza o Santos Dumont”, destacou o superintendente.

Fonte: INFRAERO

Nenhum comentário: