14.4.15

OACI adverte para risco de voar sobre áreas de conflito

Um levantamento com informações sobre o risco de sobrevoar áreas de conflito realizado pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) foi colocado à disposição do público nesta segunda-feira, informou o organismo das Nações Unidas.

Esta agência da ONU, que define as regras internacionais sobre transporte aéreo, criou a base de dados após a queda do voo MH17 da Malaysia Airlines, abatido no leste da Ucrânia em julho de 2014.

A criação desta base de dados aberta ao público e que fornece a todas as companhias aéreas o mesmo nível de informação foi decidida em fevereiro passado, durante a conferência sobre segurança aérea.

A OACI destacou em seu comunicado que "a identidade do Estado que emite informações (sobre riscos) será claramente mencionada e o mesmo terá a possibilidade de revisá-las e aprová-las" antes de sua divulgação on-line.

O objetivo dos países membros da OACI é dar às companhias aéreas e a suas administrações de aviação civil informação sobre os riscos para, por exemplo, evitar que um avião de passageiros seja atacado por mísseis ou outro armamento nestas áreas.

"Esta referência centralizada busca reforçar o quadro global existente no qual cada Estado é responsável por avaliar os riscos para a aviação civil em seu espaço aéreo", destacou Olumuyiwa Benard Aliu, presidente do conselho da OACI.

Fonte: AFP

Nenhum comentário: