28.5.15

Aviação Regional

Conversando hoje com um amigo de longa data, lembrei de um material que pode ser oportuno nos dias de hoje. Vivemos um momento de "intenções" de crescimento da Aviação Regional (http://www.brasil.gov.br/governo/2014/07/governo-cria-programa-para-estimular-a-aviacao-regional), então achei interessante divulgar minha dissertação de mestrado, pode ser útil pra alguém.

Título: O POTENCIAL DE ABSORÇÃO DO MERCADO BRASILEIRO PARA OS NOVOS JATOS REGIONAIS DE GRANDE PORTE DA EMBRAER (Outubro/2006)

Orientadores: Márcio Peixoto de Sequeira Santos / Respício Antonio do Espírito Santo Jr

Resumo: Atualmente, as empresas aéreas brasileiras enfrentam custos elevados se comparados aos padrões internacionais. Um dos fatores que contribuem para a elevação dos custos é a baixa utilização da capacidade dos aviões. Uma frota versátil é a chave para a sobrevivência nesse mercado dinâmico. A teoria sobre otimização da frota explica que é necessário um leque de aeronaves com diferentes capacidades, para o melhor equilíbrio entre oferta e demanda. É nesse mercado extremamente competitivo que as novas aeronaves regionais de grande porte possuem vantagem para se tornar um sucesso de vendas. Com a evolução do mercado regional, algumas ligações precisam de uma aeronave maior do que os Jatos Regionais, porém não possuem demanda para o uso de um avião de médio porte (ex. B737). Assim, surge o conceito do Jato Regional de Grande Porte e dentre os fabricantes que disputam esse mercado estão às quatro maiores indústrias aeronáuticas. Podemos citar como razões para esse sucesso, o “gap” entre 70 e 110 assentos, a utilização das aeronaves com capacidade ociosa, a pequena capacidade dos Jatos Regionais e o envelhecimento da frota mundial. Deste modo, esse trabalho tem como objetivo discutir a entrada desses modelos em um mercado já estabelecido, a partir de uma análise do mercado brasileiro, indicando a sua viabilidade operacional e econômica. Esta breve análise almeja comprovar a existência de um mercado cativo para as novas aeronaves da EMBRAER no segmento doméstico brasileiro.

O link é esse aqui: http://goo.gl/tci3hR

Abraços,

RAFAEL MATERA

Nenhum comentário: