26.5.15

Vai viajar? Com 3000 tomadas, Heathrow é o aeroporto mais amigável da Europa

Demanda por pontos de energia cresce com a popularização de smartphones e tablets, mas não é prioridade em todos os aeroportos da Europa

Pesquisa feita pelo site de viagens Kayak apontou que o aeroporto de Heathrow, em Londres, é um dos melhores da Europa no que diz respeito a pontos de carregamento para a recarga de baterias de smartphones e laptops. 

O estudo analisou aeroportos em todo continente europeu e descobriu que, com 3050 tomadas espalhadas pelas salas de embarque de seus cinco terminais, o Heathrow praticamente oferece uma tomada para cada dois passageiros, se levarmos em conta que o tráfego do aeroporto tem em média 6.250 passageiros a qualquer hora do dia.

O Kayak não conseguiu os números do aeroporto inglês Gatwick, mas descobriu que o aeroporto de Luton, também próximo a Londres, conta com 400 pontos de carregamento – incluindo 40 universais . Outros aeroportos da Europa apresentam números respeitáveis: Frankfurt aparece com 800 pontos de energia, Munique com 1.464 (mais 1.196 pontos de carregamento USB) e Barcelona com 1.040. Já Viena reportou 500 tomadas (mais 200 pontos USB) e o Moscow Sheremetyevo, 1500.

Considerando que nem todos esses aeroportos recebem o mesmo tráfego, a proporção de passageiros para número de tomadas é o indicador mais importante e foi considerada uniforme nos casos mencionados. A pesquisa não informa quantas dessas tomadas estão disponíveis a custo zero -- em alguns aeroportos elas são controladas por terceiros, que cobram por seu uso.  

Apesar de ter revelado resultados animadores, o Kayak indicou que nem todos os aeroportos estão à altura da demanda do consumidor por pontos de carregamento. Hamburgo disponibiliza somente 77 tomadas e 48 portas USB, Marselha dispõe de apenas 100 tomadas e 6 USBs e Bolonha detém míseras 28 tomadas e 32 entradas USB. Embora bem menores que Heathrow – Marselha recebe um décimo de seu tráfego – fica claro que os gestores desses aeroportos não encaram o carregamento de dispositivos digitais como prioridade.

Felizmente, essa postura parece estar com os dias contados. Pontos de carregamento lentamente se popularizam e estão se tornando uma facilidade já encontrada em espaços públicos, como o McDonalds e a Starbucks, que os fornecem a seus consumidores junto ao Wi-Fi. Também há quem capitalize em cima deles. A startup londrina SaveSquared tenta um modelo de negócio baseado na oferta de carregadores portáteis de bateria, alugados até o dia seguinte por £5. 

Fonte: IDGNow

Nenhum comentário: