3.7.15

Vai acabar a vangtagem do 737-800SFP!!!!

Airbus vai modificar A320 para operações no Santos Dumont/RJ


Em reação à principal concorrente na fabricação de aeronaves, a Airbus deve mudar um dos seus mais bem-sucedidos modelos de aeronaves para levar mais passageiros em rotas para o Aeroporto Santos Dumont (RJ), entre elas a ponte aérea entre Rio e Congonhas, em São Paulo, um dos trechos mais movimentados do mundo e o maior do Brasil.

A modificação se dará no A320, com capacidade para até 174 passageiros. Atualmente, o modelo só pode aterrissar no Santos Dumont se não estiver lotado, em razão da pista curta do aeroporto do Rio de Janeiro, com apenas 1.323 metros. Deste modo, Tam e Avianca só voam na ponte aérea com o A319, modelo menor, com capacidade para até 144 passageiros. 

A Gol por outro lado, grande cliente Boeing, opera em sua maioria o 737 nas pontes aéreas entre Rio e São Paulo. Diariamente, Tam e Avianca perdem passageiros a cada voo para a Gol que, em seus Boeing 737-800sfp, pode carregar até 177 pessoas por viagem, graças também a uma alteração na aeronave feita especificamente para operações no Santos Dumont, implementada no ano passado. 

Para igualar a vantagem da concorrente, a Airbus decidiu reagir. A fabricante europeia fez mudanças aerodinâmicas, no motor, nos freios e no software para permitir que os A320 também pousem e decolem cheios no aeroporto Santos Dumont. Os primeiros aviões com esse recurso chegarão para a Azul, no fim de 2017, daqui a dois anos e meio. Já são os A320 Neo, nova geração desse tipo de equipamento. 

Agora, a fabricante negocia com Tam e Avianca a adaptação dos A320 Neo já encomendados por ambas, de modo a antecipar o início em operação da nova versão, batizada internamente de "Sharp" (Short Airfield Package, ou "pacote para pistas curtas").

Fonte: Mercado e Eventos

Um comentário:

Lvcivs disse...

Matéria cheia de erros.

A "vantagem" não acabou pq a Avianca e a TAM não quiseram. A Airbus ofereceu o pacote LIP (Lift Improvement Program) para a TAM, que não quis saber dele. A Avianca possui A319 e A320 com excelente motorização e já operou na ponte com o A320, apesar de somente uma única vez.

O SFP foi feito para operar no SDU desde o começo. Em 2013 começaram a chegar os SFP2.0, com algumas alterações adicionais que permitem um desempenho ainda melhor. Podem ser identificados externamente pois possuem luzes de posição, beacon e estrobo de LED, semelhantes às do 787, com uma "piscada" bem característica.