26.8.15

Anac certifica A350


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu, na sexta-feira (14 de agosto de 2015), o Certificado de Tipo de aeronave importada para a aeronave A350-900, o mais novo avião comercial da Airbus. O jato incorpora as mais recentes tecnologias existentes, tais como materiais compostos de última geração, controles de voo fly-by-wire e iluminação a LED (Light Emitting Diode) com variação de cores — além de baixo ruído de cabine.

Capaz de transportar 440 passageiros (ou 268 toneladas) na sua capacidade máxima, a aeronave possui um alcance de 8.000 milhas náuticas e conta com 84.000 libras de empuxo voltados para a melhor eficiência em consumo de combustível — isso graças ao uso de mais de 50% de materiais não metálicos na sua estrutura. Com uma configuração interna capaz de acomodar até três classes diferentes, a aeronave tem dois motores Trent WXB de última geração da Rolls-Royce, e já esteve em exposição estática em duas ocasiões distintas no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (SP).

O processo de certificação na ANAC durou treze meses e envolveu pelo menos oito especialistas da Agência, durante oito meses contínuos. A aeronave está sendo adquirida pela TAM Linhas Aéreas, que planeia iniciar as operações com o equipamento no início de 2016.

Fonte: Pista 73

Nenhum comentário: