24.8.15

Modern Logistics terá a maior frota cargueira do Brasil

 A Modern Logistics vai iniciar suas operações com aeronaves Boeing 737-400F

Uma nova companhia aérea de carga brasileira vai decolar no próximo mês. Trata-se da Modern Logistics, fundada por ex-diretores da Azul e que recentemente inaugurou um terminal no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Com aeronaves coloridas, a empresa se auto-intitula uma “integradora logística”, já que vai oferecer não só o traslado aéreo, como também serviços de armazenagem e transporte rodoviário de cargas. Será uma espécie de “FedEx” nacional, mas com a vantagem de possuir uma frota própria no Brasil.

“Todas os operadores logísticos hoje existentes no país, começando pelas gigantes FedEx, UPS e DHL, dentre muitos outros, oferecem serviços de transporte aéreo mediante a contratação de espaço nos porões de bagagem de aeronaves de empresas de transporte de passageiros que voam no Brasil”, explicou Aldaberto Febeliano, vice-presidente comercial e de marketing da Modern Logistics, em entrevista ao Airway.

Portanto, as operações de empresas logísticas internacionais no brasil dependem de espaços em aviões comerciais, como, por exemplo, aeronaves da Gol e Tam. Com uma frota exclusiva para cargas, a nova empresa espera agilizar os processos de transporte e entrega desse ramo. Para isso, a empresa contará com a maior frota de aeronaves de carga do Brasil.

“Até 2020 serão 36 aeronaves e estamos trabalhando a todo vapor para dar início aos voos e as operações em solo na primeira metade deste segundo semestre”, disse Gerald Lee, CEO da companhia e co-fundador da Azul.

Segundo o vice-presidente da Modern Logistics, dois Boeing 737-400F (a versão de carga do 737-400) serão ativadas até o final deste ano para iniciar as operações de transporte aéreo. A primeira aeronave está na fase final de certificação, enquanto a segunda chega no final do ano. Para 2016, a empresa planeja reforçar a frota com mais três 737-400F e outros dois ATR-72F, que devem aumentar a flexibilidade das operações ao pousar em pistas menores.

O 737-400F pode transportar até 20 toneladas de carga com um alcance aproximado de 4.000 km, ao passo que o ATR-72F pode levar 8,5 toneladas por 1.500 km. As aeronaves serão utilizadas somente em voos pelo Brasil. “Muito embora o tipo de avião que iremos operar (os Boeing 737) seja adequado para a realização de voo internacionais regionais (dentro da América do Sul), o foco principal da empresa será o mercado doméstico”, conta Febeliano. Aeronaves de grande porte também estão descartadas por hora.

A versão de carga do Boeing 737-400F pode transportar até 20 toneladas de carga

Mercado de carga aérea

O transporte de carga aérea no Brasil ainda é muito pequeno quando comparado a outros modos, como ferroviário e rodoviário. Segundo estimativas da Modern Logistics, esse setor responde por apenas 0,4% do total de carga transportada no país, contra médias de 2% a 3% de outros países de grandes dimensões.

Desde 2010, o setor de carga aérea brasileiro está estabilizado em 400 toneladas de artigos transportados por ano no mercado mercado. Já os embarques os cargueiros em rotas comerciais, nesse período, subiram de 650 toneladas para mais de 1.400 toneladas até a última medição, em 2013.

“O objetivo da Modern Logistics é aumentar esse total (da participação do mercado de carga aérea) para valores mais próximos dos parâmetros internacionais. Não faz parte do planejamento da empresa ser a maior, ou a menor, empresa de carga aérea no Brasil. O objetivo é desenvolver novos mercados”, analisa Febeliano. A empresa também não planeja, no momento, disputar contratos para operar voos para empresas públicas, como os Correios.

Algumas das principais empresas de carga aérea do Brasil, como Rio Cargo e ABSA, possuem frotas relativamente pequenas se comparadas a quantidade de aeronaves que a Modern Logistics planeja adquirir nos próximos anos.

Base em Campinas

A Modern Logistics já possui um terminal de operações no aeroporto de Viracopos com 1.000 metros quadrados e capacidade para movimentar 80 toneladas de carga por dia. A construção da estrutura, que contém instalações e máquinas para carregar e abastecer as aeronaves, consumiu um investimento de R$ 500 mil. A área ocupa o espaço deixado pela VarigLog (antiga divisão de carga da Varig), extinta em 2012.

Os primeiro voos partindo de Campinas serão para Manaus e depois para Recife. Além disso, a empresa vai contar com 15 centros de distribuição por todo o país e transporte terrestre com parceiros estratégicos. “A Modern Logistics oferecerá serviços que permitirão às empresas brasileiras aumentar seu raio de ação, atendendo mercados mais distantes em prazos menores”, analisa o vice-presidente da nova companha.

Fonte: Airway

Nenhum comentário: