12.5.16

Aeroporto de Heathrow admite proibir voos noturnos

 Administração do aeroporto espera conhecer em breve a decisão sobre construção da nova pista

O aeroporto de Heathrow, nos arredores de Londres, informou hoje que admite proibir os voos noturnos, numa tentativa de conseguir a aprovação do governo para a construção de uma terceira pista. Heathrow é o aeroporto com o mais tráfego na Europa.

Fonte da administração do aeroporto, que espera conhecer em breve a decisão sobre construção da nova pista, acrescentou que está disposta a abandonar o projeto inicial e que incluiu uma quarta placa, caso o Governo decida autorizar a terceira pista. O aeroporto indicou também que está empenhado em reduzir o ruído.

Em 2015, uma comissão independente recomendou a expansão do aeroporto de Heathrow, como melhor opção para corresponder ao aumento de tráfego aéreo, mas recomendou medidas de defesa ambientais, por causa da forte oposição dos residentes da zona.

Deste modo, Heathrow comprometeu-se a cumprir as condições atrasando a hora do início das aterragens das 03:30 para as 04:30 (mesma hora em Lisboa).

O conselheiro do aeroporto, John Holland-Kaye, disse hoje que a infraestrutura pode vir a ser assim "um local mais limpo e silencioso", ajudando "a fortalecer" a economia do Reino Unido.

Por outro lado, John Stewart, o presidente do "Hacan ClearSkies", grupo que defende medidas de defesa ambientais em Heathrow, afirmou que toma boa nota sobre os compromissos manifestados hoje pelo aeroporto, mas adiantou que a hora para o começo do período de aterragens devia ser fixada, pelo menos, para as 05:00.

O programa eleitoral do novo presidente da Câmara de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, prometia oposição contra a construção de uma nova pista em Heathrow, mostrando-se a favor ao projeto de alargamento do aeroporto de Gatwick, a sul da capital britânica, considerando que se trata de uma alternativa "mais barata".






Fonte: www.dn.pt

Nenhum comentário: