21.6.16

Aeroporto Santos Dumont é inaugurado na Ponta do Calabouço, em 1936

Estação de passageiros só foi aberta em 1945, com projeto premiado dos irmãos Roberto


Um dos poucos aeroportos do mundo instalados no coração de uma cidade, o Santos Dumont foi idealizado pelo urbanista francês Alfred Agache, no início dos anos 30. O Rio era capital federal e não dispunha de um aeroporto condizente com suas necessidades. Optou-se então por aproveitar uma área na Ponta do Calabouço, no Centro da cidade, onde atracavam os hidroaviões de rotas nacionais e internacionais.


As obras começaram em 1934 e incluíram a ampliação do aterro em mais 370 mil metros quadrados, com o uso de mais de 2,7 milhões de metros cúbicos de areia, além da construção de uma muralha de contenção. Em setembro de 1935, as primeiras aeronaves, de pequeno porte, começaram a utilizá-lo, na pista de 400 metros. A inauguração oficial do primeiro aeroporto civil do país aconteceu em 30 de novembro de 1936, já com o nome de Aeroporto Santos Dumont. Sua pista tinha, então, 700 metros.


A Estação de Hidroaviões foi aberta no ano seguinte. Ainda em 1937, o governo lançou um concurso para escolher o projeto da Estação Central de Passageiros. Os irmãos Marcelo e Milton Roberto foram vencedores. A obra começou em 1938 e ficou parada durante a Segunda Guerra Mundial - só ficaria pronta em 1945. Foi então que os cariocas puderam conhecer a beleza do prédio, de linguagem arquitetônica moderna, marcadamente horizontal, com destaque para a a grade de brise-soleils.


O pé-direito duplo e o salão envidraçado, que permitia aos passageiros não apenas ver o pouso e decolagem, mas também apreciar a paisagem da Baía de Guanabara, ajudaram a fazer do edifício um clássico da arquitetura brasileira. Outro destaque é o painel do artista plástico Paulo Werneck, que conta a história da aviação. O prédio é tombado.

Hoje, a pista principal tem 1.350 metros e há uma pista auxiliar de 1.260 metros. Desde que a ponte aérea Rio-São Paulo foi criada, em 1959, por um pool de quatro empresas (Varig, Cruzeiro do Sul, Vasp e Panair), já pousaram por lá aviões como DC4, Constellation e Electra II até os atuais boeings 737-300.

Em 13 de fevereiro de 1998, um incêndio que durou oito horas destruiu o aeroporto, que só voltaria a funcionar por completo em 15 de agosto daquele ano. Em 26 de maio de 2007, um novo terminal de passageiros foi inaugurado, dobrando a capacidade do Santos Dumont de quatro milhões para oito milhões de passageiros por ano.


Galeria de Fotos: http://acervo.oglobo.globo.com/fotogalerias/rio-sao-paulo-ponte-aerea-mais-conhecida-do-brasil-9434994

Fonte: http://acervo.oglobo.globo.com/rio-de-historias/aeroporto-santos-dumont-inaugurado-na-ponta-do-calabouco-em-1936-8891113#ixzz4CDSX6FCC 
© 2016. 

Nenhum comentário: