14.9.16

Aeródromos públicos terão novo regime tarifário

A diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou, nesta terça-feira (8), resolução que regula o regime tarifário aplicável aos aeródromos públicos delegados aos Estados, municípios e Distrito Federal. Com a nova resolução, que passará a vigorar em 60 dias, os valores das tarifas aeroportuárias de embarque, conexão, pouso, permanência, armazenagem e capacidade da carga importada e a ser exportada deverão ser estabelecidos pelos responsáveis pelos aeródromos.

A nova norma deverá viabilizar a atração de investimentos privados para a infraestrutura regional ao permitir que o poder local regule as tarifas dos aeródromos que pretenda conceder à iniciativa privada.

Para garantir que a nova abordagem regulatória atinja os benefícios esperados, a resolução elenca as boas práticas a serem observadas pelo regulador e operador de aeródromo local. Além disso, vale a agência atuará junto aos delegatários e orientá-los no exercício da nova norma.

A Anac poderá, no entanto, restaurar a regulação tarifária em casos específicos, quando essa for a melhor opção regulatória.

Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário: