12.5.17

Aeroporto de Jeri deve começar a operar em 24/6

De acordo com o DER, falta pouco para que o equipamento tenha a certificação necessária para ser inaugurado

Representantes da Anac e dos Ministérios dos Transportes e do Turismo estarão entre os primeiros passageiros do terminal cearense.

Uma operação charter da Gol - voo a serviço de uma empresa de turismo, no caso, a CVC - deve inaugurar no dia 24 de junho o Aeroporto de Jericoacoara, segundo informou ontem (11) o coronel Paulo Edson, assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento Estadual de Rodovias do Ceará (DER).

A aeronave com 180 assentos, que deve sair por volta das 12h do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, terá como passageiros representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, do Ministério do Turismo e outros convidados. Também devem estar presentes o governador do Estado e os prefeitos das cidades de Cruz e de Jijoca.

O assessor de Infraestrutura Aeroportuária informou ainda que falta pouco para que o terminal tenha a certificação da qual precisa para começar a operar. Segundo ele, foram apresentadas durante a tarde da última quarta-feira (10) as respostas necessárias à Anac sobre o relatório de não-conformidade apontando "alguns aspectos que podem ser melhorados".

Questionamentos

Dentre os questionamentos feitos pela Anac, o principal se refere aos níveis de proteção e combate a incêndio. "Na reunião, nós levamos à Anac evidências como filmagens e fotografias com a simulação de um acidente ou incidente aeroportuário. Estamos aguardando a reanálise, que agora deve ser rápida. Acredito que até o fim da semana seguinte a gente tenha uma resposta", explicou Paulo Edson.

Em nota, a Anac respondeu que "o operador aeroportuário apresentou algumas informações sobre o resultado do relatório das não conformidades, mas informou que as evidências serão apresentadas em mais de um documento, que a Anac ainda não recebeu oficialmente. Por isso, o processo em questão continua sobrestado até que todas as informações sejam devidamente apresentadas à Agência".

Adiamento

Há uma semana, a companhia Azul Linhas Aéreas anunciou o adiamento do início de suas operações em Jericoacoara para o dia 1º de julho. A Gol havia informado apenas que "fez a solicitação para operar voos em Jericoacoara, porém aguarda aprovação dos órgãos competentes".

Na tarde de ontem (11), ao entrar em contato com uma agência da CVC, a reportagem foi informada que os voos diretos para Jericoacoara só começarão a ser comercializados em julho deste ano.

Aracati

O assessor de Infraestrutura Aeroportuária informou ainda que, quanto ao Aeroporto de Aracati, já foi dada a entrada com o pedido de certificação do terminal aeroportuário.

"Foi protocolado o processo e a Anac vai fazer o mesmo procedimento: analisar a documentação, fazer visita de campo e apresentar relatório", explicou. "O aeroporto de Aracati acredito que em no máximo 60 dias a gente esteja com a solução", completou Paulo Edson.

A Agência Nacional de Aviação Civil informou que "também ainda aguarda resposta de ofício do operador aeroportuário para dar prosseguimento ao processo de liberação do aeroporto", disse a Anac, em nota.

Fase final

"Estamos aguardando a reanálise da Anac. Acredito que até o fim da semana seguinte a gente tenha uma resposta"

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/aeroporto-de-jeri-deve-comecar-a-operar-em-24-6-1.1752691

Nenhum comentário: