23.6.17

Conheça o Airbus A330 que a TAP pintou com as cores dos anos 1970


A TAP tem estado a preparar, nas últimas semanas, uma pintura especial para um dos A330-300 que alugou à Singapore Airlines. Os trabalhos ficaram concluídos esta semana e o Negócios conseguiu ter acesso a uma imagem exclusiva antes da apresentação oficial.

A TAP decidiu aplicar uma pintura "retro" num dos aviões Airbus A330-300 que adquiriu em regime de "leasing" à Singapore Airlines. A pintura é igual à que era utilizada na frota da transportadora nacional nos anos 1960 e 1970, e inclui a designação "Transportes Aéreos Portugueses" ao longo da fuselagem, bem como o antigo símbolo no estabilizador vertical e nos "winglets", que também foram pintados.

Embora não haja confirmação oficial, o avião deverá chamar-se "Portugal" (é essa a designação que surge nos dois locais por baixo das janelas do cockpit em que habitualmente é colocado o nome das aeronaves da TAP).

A aeronave em causa, com matrícula CS-TOV, chegou a Portugal no final de Maio e passou as últimas semanas nos hangares da TAP no aeroporto da Portela, longe de olhares indiscretos. Apesar disso, foram surgindo, nesse período, diversas imagens das diferentes etapas da pintura da aeronave em fóruns especializados em aviação e "planespotting".

A pintura está já finalizada na totalidade, e inclui detalhes como a bandeira portuguesa e a escudo de armas na parte frontal, debaixo do nome. Este esquema de cores era visível na frota da TAP entre 1960 e 1970 (de que é exemplo este Sud Aviation SE-210 Caravelle) Esta manhã, segundo apurou o Negócios, o Airbus A330 esteve a fazer testes de motores no aeroporto de Lisboa e deverá entrar ao serviço nos próximos dias. A cabine da aeronave também foi alvo de intervenção.

Ao Negócios, fonte oficial da TAP explicou que a aeronave está em "processo de certificação" pela Autoridade Nacional de Aviação Civil, algo que é exigido a cada avião que inicia operação em território português. O A330 tinha, originalmente, matrícula de Singapura, pelo que precisa de receber "luz verde" da ANAC para operar com o novo registo português. Este A330-300 entrou ao serviço em 2009.

A TAP pretende fazer uma apresentação pública desta nova pintura, embora ainda não tenha anunciado a data em que ela se irá concretizar.

De acordo com informações não confirmadas, a TAP vai ainda aplicar uma pintura especial a outra aeronave A330-300. Neste caso, serão apresentados os principais destinos turísticos do país na fuselagem da aeronave.




Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/conheca-o-airbus-a330-que-a-tap-pintou-com-as-cores-dos-anos-1970

Nenhum comentário: