28.8.17

Airbus recebe certificação da ANAC para seu novo A320neo SHARP

Modificação SHARP para o "Fairing Fillet Fairing" da asa do A320neo

A Airbus recebeu a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para seu SHort AiRfield Package (SHARP), um pacote de combinações exclusivo de modificações em aerodinâmica, controle de voo, frenagem e software cujo objetivo é aprimorar os recursos de decolagem e aterrissagem do modelo A320neo em aeroportos complexos. A solução SHARP vai trazer uma nova eficiência às companhias aéreas brasileiras que operam no aeroporto Santos Dumont Airport (SDU) no Rio de Janeiro, como a Avianca Brasil e a Azul, permitindo que maximizem sua capacidade e rentabilidade.

O SDU é um dos cinco aeroportos que operam voos para turismo de lazer e negócios entre Rio de Janeiro e São Paulo, as duas cidades mais populosas do Brasil. A rota entre o SDU e o aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, é a quarta maior do mundo em termos de tráfego de passageiros e é muito lucrativa para as companhias aéreas brasileiras. Porém, operacionalmente, o SDU é um aeroporto desafiador. Sua pista de decolagem tem apenas 1.323 metros e encontra obstáculos nas duas pontas, o que reflete sobre o desempenho de decolagem e aterrissagem das aeronaves. A solução SHARP, disponível para aviões novos ou A320neos retrofit (reconfigurado), vai permitir que as companhias aéreas operem com capacidade máxima de passageiros nesse mercado estratégico.

A ANAC se junta a outras grandes autoridades aeronáuticas que já certificaram a SHARP em julho de 2017, como a Agência Europeia de Segurança Aeronáutica (EASA) e a Administração Federal Aeronáutica. A Azul, e a Avianca Brasil, logo em seguida, escolheram a SHARP para suas frotas crescentes de A320neo e são as duas primeiras companhias aéreas no mundo a contratar o pacote.

A SHARP é resultado da colaboração entre a Airbus, seus clientes e os fabricantes de motores (CFM e Pratt & Whitney). Seu objetivo é aumentar a capacidade de carga para as companhias aéreas que operam em aeroportos complexos e garantir uma vantagem sustentável e competitiva às suas frotas de A320neo. Os componentes-chave do conjunto é uma modificação do painel composto Kevlar para o “Fairing Fillet Fairing” da asa para permitir o melhor desempenho de pouso e geradores de vórtices ligados ao plano vertical da cauda que melhoram o desempenho de decolagem.

A Avianca Brasil opera quase 50 aeronaves da Família A320, incluindo quatro modelos A320neo, dois modelos A330s e um A330 Freighter. A Azul encomendou 35 aeronaves e 28 compromissos com arrendatários da Família A320neo e, atualmente, opera oito modelos A320neo e seis A330. Com mais de mil aeronaves vendidas e um backlog de cerca de 450, quase 650 aeronaves Airbus estão em operação em toda a América Latina e Caribe. Nos últimos 10 anos, a Airbus triplicou sua frota em operação e, desde 1990, já concluiu mais de sessenta por cento de pedidos líquidos na região.

http://brasilturis.com.br/airbus-recebe-certificacao-da-anac-para-seu-novo-a320neo-sharp/

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O SHARP do A320neo: um divisor de águas para as companhias aéreas brasileiras

Levando uma nova eficiência ao aeroporto Santos Dumont no Rio

Com um comprimento de pista de apenas 1.323 metros, cercado de água em ambas as extremidades, o aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, é um aeroporto muito desafiador do ponto de vista operacional. No entanto, o Santos Dumont é uma das pontas da rota comercial e turística estrategicamente importante para o aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, a quarta maior rota do mundo em termos de tráfego de passageiros e uma fonte significativa de receita para as companhias aéreas brasileiras.

Com os executivos das companhias aéreas muito focados neste importante mercado, a Airbus viu-se empolgada em superar o desafio, desenvolvendo o A320neo para operar com o número máximo de passageiros e levando novas eficiências às operações aéreas presentes nos aeroportos complexos, tais como o Santos Dumont.

A Airbus trabalhou em estreita colaboração com seus clientes, fabricantes de motores (CFM e Pratt & Whitney) e outros interessados para formar uma equipe dedicada, especialmente focada em criar uma vantagem competitiva e sustentável tanto para as companhias aéreas quanto para a aeronave A320neo.

O SHARP, Pacote para Pistas Curtas (SHort AiRfield Package, em inglês), foi criado em meados de 2014 para alcançar metas ambiciosas. Por meio de uma combinação exclusiva de modificações na aerodinâmica, no controle de voo, nos freios e no software, a Airbus conseguiu melhorar o desempenho de decolagem e aterrisagem da aeronave para aumentar as capacidades de carga útil. Juntamente com um novo motor de aproximadamente 13.154 quilos, a Airbus superou suas metas mais elevadas.

O SHARP do A320neo já passou por testes de voo, em Toulouse, como parte da campanha geral de testes de voo do A320neo.

Disponível como opção de linha ou na versão mais moderna, o SHARP do A320neo é um divisor de águas para as companhias aéreas no Brasil e desempenha um papel importante às companhias Avianca/Avianca Brasil e à Azul que escolheram a aeronave da Airbus para suas futuras exigências de frota.

O projeto SHARP do A320neo tem sido tamanho sucesso que foi reconhecido internamente pela Airbus e recebeu um recente prêmio da empresa por gerar a satisfação dos clientes.

http://www.noticiaslatamsales.com/pt/noticias/january-february-2016/o-sharp-do-a320neo-um-divisor-de-aguas-para-companhias-aereas-brasileiras/

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