26.9.17

Aeroporto de Vitória mais caro e só no ano que vem




A última data prometida pelo governo federal, em uma novela que se arrasta há 15 anos, havia sido anunciada em junho de 2015, pelo então ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha

Uma das obras mais emblemáticas e esperadas no Estado, o Aeroporto de Vitória deveria ser entregue hoje. Porém, mais de uma década após a primeira promessa de conclusão feita pelo ex-presidente Lula, o prazo de término das obras novamente não foi cumprido. Uma nova data foi estabelecida para dezembro, mas o início da operação deve ficar apenas para 2018.

A última data prometida pelo governo federal, em uma novela que se arrasta há 15 anos, havia sido anunciada em junho de 2015, pelo então ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha. Na época, ele disse que a obra levaria 824 dias para terminar.

Nesses 15 anos, além dos atrasos, o empreendimento ficou mais caro: o custo orçado passou de R$ 337,5 milhões, em 2005, para R$ 559,4 milhões em 2017.

Sob alegação de que a construção do acesso viário, que interligará o novo terminal de passageiros à Avenida Adalberto Simão Nader, não estava previsto no contrato assinado em 2015, a entrega da obra agora foi adiada para dezembro, afirma a Infraero.

Mesmo se for finalizado até dezembro, não vai ser em 2017 que os capixabas começarão a utilizar o novo aeroporto. A própria Infraero admite que apenas no início de 2018 deve se iniciar a migração das operações aéreas para o novo complexo. Após a entrega do projeto, é preciso superar trâmites de vistoria, homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e testes de segurança, que normalmente demoram cerca de quatro meses, informou a Infraero em março deste ano, destacando que esses trâmites já haviam sido iniciados para agilizar a liberação.

A Anac, no entanto, informou que não há nenhum processo aberto com essa finalidade. Segundo a agência, somente após a conclusão da obra é que os trâmites se iniciam, e, por se tratar de um aeroporto certificado, deverá ser feito ainda um novo manual do terminal. Assim, se o empreendimento realmente for concluído em dezembro e o processo de homologação transcorrer de forma normal, deverá ser apenas por volta de abril que o novo aeroporto possa entrar em operação.

MAIS CARA

Além do novo atraso, o preço também aumentou. A Infraero assinou no mês passado um aditivo de R$ 26 milhões com a JL Construções, empresa responsável pelas obras, para fazer a nova via de acesso. Com o repasse extra, o valor final do novo Aeroporto de Vitória fica 6,8% mais caro do que o orçado em 2015, passando de R$ 523,5 milhões para R$ 559,4 milhões.

A Infraero explica que, dessa quantia, R$ 12,4 milhões correspondem à execução da nova via. Os outros R$ 13,6 milhões, segundo o diretor-presidente da construtora, João Luiz Felix, foram necessários para resolver o problema de suporte do terreno. “Aquele é um terreno frágil, a pista poderia afundar com o passar dos anos se não fosse feito esse suporte. Então, esse foi o maior desafio da obra, mas já resolvemos”, explica.

A quantia de R$ 559,4 milhões é 60% maior do que o orçado em 2005, quando se iniciaram as obras. Na época, o custo era estimado em R$ 337,5 milhões, sendo que R$ 135,3 milhões chegaram a ser repassados para o primeiro consórcio responsável, em 2008. Ao todo, o gasto com o aeroporto já consumiu quase R$ 695 milhões.

NOVELA

Era 2015 quando a obra foi retomada após ficar sete anos totalmente paralisada. O então ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, veio ao Estado assinar a ordem de serviço do novo complexo aeroportuário. Ele tocou uma buzina para marcar o início da obra e garantiu que o terminal ficaria pronto em dois anos e meio, mais precisamente hoje, dia 26 de setembro.

Após a visita, A GAZETA lançou o “Aeroportômetro”, que diariamente marcou quantos dias faltavam para a conclusão do terminal. O prazo acabou, a obra não.

João Luiz, da JL, crava um dia. “Estamos trabalhando para entregar no dia 25 de dezembro”, diz. Uma placa no canteiro de obras do novo complexo também estipula o término dos trabalhos até o Natal. Oficialmente, a Infraero não confirma a data.

A obra do novo Aeroporto de Vitória é repleta de idas e vindas. A discussão começou no final dos anos 1990, quando a Infraero constatou que o atual terminal, construído na década de 1940, não comportava mais o crescente movimento de passageiros. Por anos, se cogitaram duas alternativas: a modernização e reconstrução do atual Aeroporto Eurico de Aguiar Salles ou um novo complexo fora da Capital.

Em 2002, o governo federal anunciou que manteria o terminal na Capital capixaba. Após vários desdobramentos, o contrato de obras foi assinado em 2004 e a construção iniciada em janeiro de 2005. Mas a falta de recursos e sucessivas denúncias de irregularidades nos contratos apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) mantiveram a obra praticamente estagnada.

Quinze anos depois do primeiro anúncio, a obra finalmente saiu do papel e, segundo a Infraero, está 90% pronta. A expectativa é que a estrutura comporte uma movimentação três vezes maior que a atual, passando de 3,5 milhões de passageiros para 10 milhões ao ano.



http://www.gazetaonline.com.br/noticias/economia/2017/09/aeroporto-de-vitoria-mais-caro-e-so-no-ano-que-vem-1014101339.html

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