21.11.18

Após 30 anos com voos comerciais, aeroporto de Caxias do Sul obtém licenciamento ambiental


Licença de Operação determina adoção de medidas para evitar que atividade do terminal gere danos ao meio ambiente

Depois de 30 anos operando voos regulares para o centro do país, o aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, obteve a Licença de Operação na última segunda-feira (5). O documento, emitido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), determina uma série de medidas que precisam ser adotadas para evitar que a atividade do terminal cause danos ao meio ambiente.

O pedido de licenciamento foi protocolado em 2017 a fim de regularizar a situação do aeroporto. A medida segue resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que cria regras para a emissão e regularização de licenças de aeroportos regionais.

De acordo com a diretora do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), Lígia Barreto, a legislação sempre exigiu a documentação dos aeroportos, mas o licenciamento nunca havia sido encaminhado para nenhum dos 11 terminais administrados pelo Estado.

— Nada muda em relação à existência do aeroporto, só se regulariza uma situação que já existia. A licença é elaborada a partir de estudo da Fepam, que acompanha itens do aeroporto relacionados ao meio ambiente. Agora, alguns trabalhos precisam ser desenvolvidos — explica.

Entre as determinações do licenciamento do Hugo Cantergiani, estão a impermeabilização do piso de áreas produtivas, para evitar contaminação, e a necessidade de autorização da Fepam para modificação de ecossistemas naturais. Os estudos para o licenciamento ambiental do aeroporto de Vila Oliva ainda estão em andamento e foram encomendados pelo governo federal e pelo município, com acompanhamento do DAP.

Os outros 10 aeroportos administrados pelo Estado também receberão licenciamento ambiental. Nos terminais contemplados com investimentos do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional o procedimento ocorre via Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Nos demais, o processo tramita a pedido do DAP.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/ambiente/noticia/2018/11/apos-30-anos-com-voos-comerciais-aeroporto-de-caxias-do-sul-obtem-licenciamento-ambiental-cjoa9cquz0cpj01rxrohxk09w.html

Nenhum comentário: