25.6.19

Inevitável...é questão de tempo.

Aviões poderiam voar sem piloto hoje mesmo, diz Airbus

As barreiras para colocar essas aeronaves para voar são humanas, e não mais tecnológicas  

Em um momento delicado do setor aéreo, a fabricante de aeronaves Airbus decidiu tocar em um assunto polêmico: voos comerciais sem pilotos, com tecnologia autônoma.

Christian Scherer, diretor comercial da Airbus, disse à Associated Press que a tecnologia para aeronaves autônomas está pronta para ser lançada hoje. O problema reside em um fator essencial: confiança.

Durante a feira Paris Airshow, um dos eventos mais importantes do setor, o executivo disse aos jornalistas que o lançamento desse tipo de aeronave já “não é uma questão de tecnologia”, e sim “de interação com os reguladores, a percepção do público viajante”.

“Quando poderemos introduzir isso [a tecnologia autônoma] em uma aeronave comercial de grande porte? É uma questão que estamos discutindo com reguladores e clientes, mas no que diz respeito à tecnologia, não vemos amarras”, garantiu Scherer, sem explicar o funcionamento desse sistema em detalhes.

Atualmente, todas as aeronaves comerciais são pilotadas por seres humanos, ainda que haja muita automação envolvida. Ao longo de uma viagem aérea, boa parte do trajeto – incluindo algumas aterrissagens - utiliza sistemas sofisticados de piloto automático.

Particularmente agora, apresentar essa possibilidade parece muito distante, considerando as discussões iniciadas após as duas quedas de aeronaves Boeing 737 MAX por um defeito no sistema de bordo.

Nos dois casos, um em novembro e outro em março, o comportamento do sistema automático MCAS foi considerado o motivo do descontrole da aeronave. A Boeing disse que os pilotos não tiveram culpa. Todos os passageiros e tripulação dos voos morreram, totalizando 346 pessoas. Desde março, aviões do modelo estão proibidos de voar. 

2 comentários:

Roberto Stolt disse...

Sim, é questão de tempo, mas de um longo tempo. Não acredito que esse tipo de reportagem seja para dizer que eles ja tem a tecnologia pronta, mas sim para fazer um teste de aceitação com a opinião publica e os diversos interessados.
Nao acho que a tecnologia ja esteja pronta para ser implantada atualmente, pode ser que daqui ha vários anos, mas atualmente não. Gostaria de ver respondido varias questões a respeito dos voos comerciais sem piloto, entre elas: 1) caso ocorra uma pane de motor na decolagem 3 Knots antes da Velocidade de decisão (V1), quem decide se prossegue a decolagem ou aborta a mesma e com base quais premissas. 2) Num voo de cruzeiro, com duração de 3 horas, se um passageiro tiver mau subido a bordo e o voo precisar ser desviado para um aeroporto de alternativa, quem decide pra onde ir e baseado e quais premissas. 3) Quais são as etapas da gestão de mudança necessária para implantar um voo comercial totalmente automatizado em um ambiente (ecossistema) que terá uma variedade enorme de aeronaves, controle de trafego aéreo, e administração aeroportuária, os quais são geridos por humanos. ? 4) Quem será o responsável pela segurança da operação ?
Gostaria que os estudiosos e fabricantes dessas tecnologias respondessem essas perguntas de forma clara e especifica, antes de falar que ja tem a tecnologia pronta para ser implantada. Caso contrario, não consigo entender o real motivo de dizerem que ja tem a tal "tecnologia de um avião comercial sem piloto"
Abraços,

ATC disse...

Stolt, quanto tempo, ou talvez melhor perguntando, qual a porcentagem em que o piloto tem realmente a aeronave nas mãos hoje em dia?