24.6.19

Infraero adia obra na pista principal do Aeroporto Santos Dumont

 
Anac determinou que primeiro seja feita a recuperação da pista auxiliar; manutenção deve ser realizada até dia 15 de julho

A Infraero adiou o início da obra na pista principal do aeroporto Santos Dumont por tempo indeterminado. A intervenção estava prevista para começar no dia 12 de agosto e durar um mês. Em nota divulgada  nesta segunda-feira, a Infraero justificou que primeiro terá de fazer recuperação da pista auxiliar por determinações da Agência Nacional de Aviação Civil ( Anac ). Esta pista vai receber todas as operações do terminal quando a principal estiver em obra.

A previsão é que manutenção dure até 15 de julho e depois disso, será preciso aguardar a liberação da pista por parte da Anac. Com a aprovação da Agência, a Infraero terá que cumprir um prazo de 45 dias para iniciar a obra na pista principal a fim de permitir que as empresas possam adequar os seus voos.
  
O fechamento da pista principal do Santos Dumont para pousos e decolagens vai exigir a transferência de de voos para o Galeão, principalmente os ofertados pela Latam. Na nota, a Infraero alega preocupações com a segurança e impactos para mais de 770 mil passageiros que utilizam o aeroporto por mês, além de eventuais transtornos para concessionários de áreas e lojistas do terminal.   

Segundo a Infraero, o adiamento da obra não tem relação com a briga das empresas que operam no Santos Dumont. Conforme revelou o colunista Ancelmo Gois, nesta segunda-feira, há uma disputa entre as companhias para não ficar em desvantagem por causa da transferência dos voos para o Galeão.

Com uma frota de aviões maiores e que não poderão operar na pista auxiliar, a Latam, segundo autoridades do setor, está em guerra com os órgãos responsáveis pela aviação civil para exigir que as companhias Gol e Azul também transfiram suas operações para o Galeão. Elas conseguiram autorização do comando da Aeronáutica para operar da pista auxiliar em segurança porque utilizam aviões menores.

O fechamento da pista é necessário por causa dos reparos profundos no pavimento. A última intervenção dessa natureza ocorreu há quase 10 anos e perde a validade em janeiro, conforme padrões de segurança.

Nenhum comentário: