29.2.08

Aeroporto indústria terá obras em 120 dias

Depois de quatro anos de negociação, governo assina convênio para licitar nove lotes em Confins, orçados

HELENICE LAGUARDIA

Após quatro anos de negociação, o governo de Minas Gerais se prepara para assinar nos próximos dias o convênio com a Infraero para licitar a primeira fase da instalação de nove lotes do aeroporto indústria dentro do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. A informação é do subsecretário de assuntos internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde. Ele confirmou o contrato durante reunião com representantes do comércio varejista ontem, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), para discutir incentivos a empresas que se instalarem no contorno Norte da região metropolitana de Belo Horizonte, mais conhecido como Rodoanel.
A obra, que vai custar R$ 16 milhões, terá prazo de 120 dias para ficar pronta. "A China construiu 15 aeroportos em quatro anos, enquanto a Infraero levou o mesmo tempo para autorizar a primeira fase dos 50 mil metros quadrados do aeroporto indústria", criticou.

Rodoanel

Sobre o Rodoanel, obra que deve consumir até R$ 2 bilhões, a expectativa é que nos próximos 90 dias o governo federal entregue o traçado da obra. Empresas de alta tecnologia, biotecnologia e de fármacos já estão interessadas em se instalar ao longo da nova via, informou o subsecretário. "Vamos contratar uma consultoria internacional para fazer o estudo", diz, sem antecipar a empresa responsável pelo levantamento.

O esforço, segundo ele, é para enxergar o potencial da região metropolitana na atração de empresas. "Estamos a 500 km de 75% do mercado consumidor do país", ressaltou. Na reunião, que contou com a participação de 32 empresários de diversos setores do comércio, o presidente da CDL-BH, Alfeu Silva, destacou a importância de o setor enxergar que a obra vai gerar ganhos e oportunidades. "Se o comerciante não entender isto, ele vai exportar renda", advertiu.

O vice-presidente da Fiemg, Teodomiro Diniz Camargos, disse que o Rodoanel estará incorporado à Grande BH, responsável por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. O Rodoanel terá 64 km de extensão, com pista dupla, cada uma com 3,5 metros de largura. O canteiro central terá 21 metros de largura, sendo 2 metros de grama, com acostamento de 4,5 metros de largura, sendo 1,5 metro gramado.

O Rodoanel vai cruzar as BRs 040 e 262 e as MGs 020 e 433, com área de influência direta nos municípios de Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, São José da Lapa, Vespasiano, Santa Luzia e Sabará.

Fonte: O Tempo (MG)

Nenhum comentário: