De acordo com testemunhas, o monomotor já teria decolado com fumaça, e aproximadamente três minutos depois ele caiu. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o piloto Frederico Carlos Xavier de Tolla teria avisado a torre de controle do aeroporto que havia fogo no avião durante a decolagem, e que ele retornaria . O delegado Alessandro Thiers, também da Barra da Tijuca, no entanto, afirmou que o superintendente do Aeroporto de Jacarepaguá, Luís Fernando de Menezes Marques, disse em depoimento que a torre de controle teria tentado avisar ao piloto sobre a fumaça, mas não obteve resposta.( Veja fotos da remoção dos corpos )
A polícia e a Anac estão investigando se houve falha mecânica ou humana, e um laudo preliminar do caso deve ser divulgado em 30 dias. O laudo complementar deve sair em 90 dias. Nesta segunda-feira, peritos do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) recolheram destroços do avião monomotor. Eles procuram pela caixa-preta ou chip do avião.
O monomotor, que caiu no terreno da concessionária Citroën, na Avenida das Américas, era do empresário Joci Martins, de 57 anos, dono da Cota Empreendimentos Imobiliários, de Santa Catarina. Além do piloto e do empresário, estavam na aeronave o também empresário Gilmar Sidnei Toni e o fazendeiro Sílvio Pedro Vanzella. De acordo com Marco Alberton, diretor técnico da construtora de Joci Martins, os quatro corpos, que estão no Instituto Médico-Legal (IML), devem ser levados para Florianópolis num avião fretado.
Ainda de acordo com o diretor da imobiliária, Joci era um entusiasta da aviação e acabara de comprar o avião. Segundo ele, a queda surpreendeu todos os familiares, que aguardam o resultado da perícia para saberem o que aconteceu. Os reconhecimentos estão sendo feitos através de documentos, mas ainda não há previsão do traslado dos corpos, que serão sepultados em Florianópolis.
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/03/03/delegado_diz_que_aviao_que_caiu_na_barra_da_tijuca_foi_abastecido_com_querosene-426054556.asp

Nenhum comentário:
Postar um comentário