
"O tráfego aéreo em São Paulo está aumentando muito e, por conta disso, a infra-estrutura está deficiente”, disse Febeliano. “Essa falta de infra-estrutura está forçando os aviões a usarem aeroportos nas redondezas de São Paulo, que não têm as mesmas condições de segurança encontradas em Congonhas, Guarulhos e Viracopos.”
Estimativas apresentadas pela associação apontam que o Brasil deve ter, até 2010, mais 80 helicópteros de grande porte e 500 aviões circulando em seu espaço aéreo. Dessas aeronaves, 40% seriam adicionadas à frota de São Paulo.O dado preocupa o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Quanto ao número de helicópteros, o aumento seria de cerca de 10% - existem hoje 600 helicópteros operando só na aviação geral, ou seja, executiva.Para tentar assegurar os passageiros, um grupo de trabalho foi montado pelo Cenipa e elaborou 49 propostas de medidas de segurança, que estão em análise.
De acordo com Febeliano, a maior parte delas diz respeito à infra-estrutura.“O que nós estamos propondo é: primeiro, melhorar a infra-estrutura dos aeroportos de Sorocaba, Jundiaí, Bragança Paulista e outros aeroportos em volta de São Paulo; segundo, evitar tráfego desnecessário em cima de São Paulo, deixando que aviões fiquem mais de dois dias estacionados em Guarulhos; e terceiro, tornar mais útil o Campo de Marte”, resumiu vice-presidente da Abag.Uma reunião, que vai avaliar quais das propostas serão postas em prática, deve ser realizada daqui a seis meses.
Fonte: Vinicius Konchinski Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário