A medida foi tomada pela prefeitura juntamente com a Infraero, para dar mais segurança aos pousos e decolagens e reduzir os riscos de acidentes no aeroporto. O terminal aeroportuário da cidade é considerado o terceiro mais perigoso do país, por ter pista curta (1.577 metros) e estar encravado em uma área urbana.
Com a instalação dos equipamentos, a expectativa da comunidade ilheense é de que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) envie um técnico para vistoriar o local e libere toda a pista na cabeceira 29 (leste), que foi desfalcada em 110 metros.
Essa medida, tomada pela ANAC, no ano passado, logo após o acidente com Airbus da TAM no aeroporto de Congonhas, provocou o cancelamento de quatro vôos da TAM com os aviões A-320, que precisam de mais espaço para as manobras, e reduziu de nove para cinco os vôos no aeroporto ilheense.
REDUÇÃO – Das duas empresas que operam no terminal, a GOL não teve problemas, mas a TAM, trocou o Airbus A-320, que leva 167 passageiros, pelo A-319, com menos 35 poltronas. O resultado foi a redução da oferta de vôos para Salvador e São Paulo, queda do movimento no aeroporto – em torno de 1,2 mil passageiros/mês – e prejuízos à economia regional.
O superintendente da Infraero, em Ilhéus, Edylson Pereira, e espera que a instalação dos equipamentos sirva de estímulo para que a ANAC mande fazer a vistoria técnica, esperada desde o mês passado. Segundo o superintendente, o técnico vai avaliar o atendimento aos gabaritos de aproximação, previstos na legislação aeroviária, e se existem outros obstáculos.
Desde o cancelamento dos vôos A-320, o prefeito Newton Lima, atendendo solicitações de comerciantes e empresários do Pólo de Informática, adotou providências para a instalação dos semáforos e cancelas. A área foi urbanizada, foi construída uma guarita, a ser utilizada por guardas municipais treinados pela Infraero.
A secretária de Transporte do município, Elza Nogueira, esperar que motoristas e usuários do transporte público, colaborem. Ela ressalta que o fechamento da pista será realizado poucas vezes ao dia, já que em alguns vôos os aviões pousam e decola pela cabeceira oposta.
Fonte: A Tarde (BA)
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