16.4.08

As dificuldades na Fusão Delta-NWA

Uma das mais aguardadas fusões de empresas aéreas do mercado internacional, a da Delta com a da Northwest, saiu na segunda-feira à noite. O problema é que falta alguém amarrar o guizo no pescoço do gato, como se diz por aí. Um dos principais entraves na fase posterior à fusão deverá ser a implantação de um sistema comum de administração dos pilotos.

Na Delta, a maioria dos 6.000 efetivos queria um sistema que os unificasse aos da outra companhia. Já na Northwest, o pessoal preferia que as empresas fizessem a fusão mas que mantivessem pelo menos o pessoal técnico com sistemas separados. Aparentemente esse lado da corda esgarçou antes, já que o desenho divulgado mostra que a Northwest foi assimilada pela Delta e não o contrário - a marca NWT será substituída pela da Delta no leme de cauda de todas as aeronaves.

É curioso como o mercado americano se comporta em ciclos que combinam períodos de concentração com outros de desregulamentação. Há algum tempo se comentava sobre a quantidade de empresas que eram abertas em um mercado extremamente competitivo, onde as margens de lucro são reduzidas e vence a disputa quem oferecer o melhor preço. Há, agora, um movimento de retração, com as companhias mais frágeis sucumbindo ao preço dos combustíveis e a intervenções regulatórias como a da inspeção obrigatória de aeronaves determinada pela FAA há duas semanas.

Nessa esteira, já se foram a ATA, a Aloha e a Frontier, só para citar três menores. Guardadas as devidas proporções, talvez seja um cenário parecido ao verificado no ano seguinte ao dos atentados de 11 de setembro, quando toda a aviação internacional experimentou uma dramática redução no fluxo de passageiros.

Fonte: JB Online - SLOT

Nenhum comentário: