2.6.08

Presidente da Easyjet antecipa onda de falências na aviação devido ao preço do petróleo

(Jornal Publico de Portugal)
O preço elevado do petróleo vai provocar uma onda de falências no sector aéreo e "só cinco companhias de primeiro plano" europeias sobreviverão, entre as quais a Easyjet, afirma o patrão do ramo alemão da Easyjet numa entrevista publicada hoje no jornal alemão "Tagesspiegel".

"Muitas companhias aéreas vão falir na Europa", antecipa John Kohlsaat ao jornal de Berlim. "Em teoria, 50 [companhias] estão ameaçadas. Depois do processo de reestruturação, permanecerão cinco companhias de primeiro plano: British Airways, Air France/KLM, Lufthansa, Ryanair e nós", acrescentou. "Muitas companhias já estão afectadas na sua rentabilidade desde há um certo tempo. Deslizem no vermelho. A questão é de saber quanto tempo vão ainda aguentar", considerou Kohlsaat.

Contrariamente a outras companhias, julgou, "somos muito eficientes. É o nosso modelo comercial". "Temos fracas durações de trajectos, com a melhor utilização possível de aparelhos e custos administrativos fracos. E uma frota muito jovem", pormenorizou Kohlsaat, sublinhando que "um novo Airbus consome menos 20 por cento de querosene do que um velho Boeing-737".

A Easyjet, contrariamente a outras companhias, mantém integralmente o seu caderno de encomendas, ou seja 119 encomendas confirmadas e 88 opções, sublinhou. Quarta companhia aérea da Europa, a Easyjet conta crescer para o dobro nos cinco próximos anos.

Fonte: Publico (Jornal de Portugal)

Nenhum comentário: