2.6.08

Aviação comercial entra em queda livre e vai dar prejuízos em 2008

As companhias aéreas vão registar em 2008 um prejuízo de 2,3 mil milhões de dólares (1,47 mil milhões de euros). Este valor contrasta com os lucros de 4,5 mil milhões de dólares (2,89 mil milhões de euros) que eram estimados para o sector em Março deste ano.

Esta inversão da tendência foi anunciada hoje pelo presidente executivo da IATA (Associação Internacional do Transporte Aéreo), Giovanni Bisignani, durante a cimeira da organização que está a decorrer em Istambul, Turquia.

"A situação alterou-se radicalmente nas semanas mais recentes. A subida do preço do barril acima dos 130 dólares trouxe-nos para território desconhecido. A acrescentar a isto, a fraqueza da economia mundial é uma tempestade perfeita", sublinhou Bisignani.

O sector da aviação comercial volta assim a entrar no vermelho, com o presidente executivo da IATA a sublinhar que o preço do petróleo "mudou tudo". Para "conseguir sobreviver à crise, são necessárias mudanças substanciais muito rapidamente", avisou o responsável.

Com estas perdas, as companhias aéreas voltam a viver momentos negros, semelhantes aos que atravessaram após os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 às torres gémeas de Nova Iorque.

Fonte: Jornal de Negócios Online (Portugal)

Nenhum comentário: