11.7.08

Enquete: Qual a sua opinião sobre a Frota da TAM?

Atualmente a TAM está utilizando uma frota de Aeronaves bem diversificada.

São ao todo 8 modelos diferentes (A319, A320, A321, A330, A340, MD11, 767 e em breve o 777), de 2 fabricantes distintos (Boeing e Airbus) contrariando assim todas as teorias sobre padronização de frota.

Por isso, o DIRETO DA PISTA gostaria de saber a sua opinião quanto a esse tipo de abordagem e abrir um pequeno debate sobre esse tema (todos os Posts serão respondidos).

Você é a favor ou contra a essa diversificação de frota? Dê suas razões...

(Para facilitar aos leitores menos “familiarizados” vou colocar uma foto de cada uma dessas aeronaves abaixo.)

Um abraço...
RAFAEL MATERA


A319

A320


A321
A330


A340
MD-11

B767

B777

6 comentários:

online forever disse...

os md11 em breve deixarao a frota quando os 777 chegarem, quanto ao 767 ele basicamente serve a CVC nos voos para o caribe, e os airbus sao os maoda, nao veja nada contra a padronizacao, afinal a concorrencia sempre e boa, principalmente quando agora se esta investindo em aeronaves mais economicas

Anônimo disse...

Eu acho q a TAM para nao perder a clientela que vem conquistando teve que abrir mao da padronizacao de sua frota em prol do crescimento.E apesar dessa diversidade a sua excelencia operacional e qualidade de servico nao foram deteriorados, e alem do mais serviu para eliminar o "preconceito" que a empresa smepre teve conta os Boeings.Acredito que em algum tempo a TAM sera uma das 20 maiores empresas do mundo, e o 777 sera um dos responsaveis!!

Anônimo disse...

A frota não é muito diversificada. Isso porque a TAM devolverá os MD-11 em breve e atua no mercado com quase toda a familia de jatos da Airbus.

Sem dúvida a sua postura de atuar no mercado com aeronaves da Airbus trás vários benefícios em termos de economia operacional e adaptação de seu pessoal.

Não vejo problemas na chegada de um 777 porque o pessoal da engenharia estará preparado para recebê-lo, da mesma forma que os tripulantes. É sim uma boa oportunidade de se conhecer novas tecnologias e quem sabe, no futuro, não trocar toda a sua frota pelos Boeings?

Anônimo disse...

Coonfirmando os comentarios acima, os MD-11 deixarao de operar com a chegada dos 777.

Sobre a falta de padronizacao, nao vejo nada de anormal, visto que toda tripulacao eh devidamente treinada e capacitada para agir em situacoes de emergencia em qualquer uma das aeronaves da frota.

Penso ainda que um companhia grande deva ter sua frota diversificada a fim de atender da melhor forma possivel seus clientes aliando seguranca, conforto e, calro, economia.

Blog Meio Aéreo - Comissários de vôo

Lito disse...

Ao contrário dos comentários acima, a padronização não tem a ver só com a concorrência ou tripulação treinada. A falta de padronização triplica os custos de manutenção. Até entre os próprios Airbus não existe padronização nos motores ou configuração interna. A TAM sofre o mal de ter crescido rapidamente após o "fim" da Varig. Como aconteceu tudo rapidamente, não foi culpa da administração. Agora a TAM tem a chance de fazer tudo certo, encomendando aviões ao seu estilo para a Boeing.

Rafael Matera disse...

Antes de tudo gostaria de pedir desculpas a todos pela demora na resposta...mas vamos lá.

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Particularmente eu sou a favor da padronização de frota. Acho que a TAM está em um processo de crescimento desordenado, é claro que isso é uma conjuntura de um momento crítico que foi a parada das operações da VARIG.

A TAM tem que crescer? Com certeza, mas não acho que está fazendo de maneira correta.

Não tenho a menor dúvida dos profissionais que estão trabalhando na cia. são competentes o suficiente p/operar essas aeronaves "novas", mas temos que levar em consideração que a operação de aeronaves tão distintas aumenta (e em muito) o custo operacional da empresa.

São pilotos, engenheiros, mecânicos, comissários, etc..., específicos para cada família de aeronaves... problema esse que é fácil de ser resolvido quando todos os seus aviões eram da Airbus, era a famosa "comunalidade" tão explorada pelo fabricante europeu.

Mas, a partir do momento que começa a operação de MD-11 para “tapar buraco” até a chegado dos B777...ai fica difícil a operação. E eu (opinião pessoal) acredito que a TAM não vai devolver os MD-11 logo assim que os 777 chegarem, a demanda está reprimida, ela precisa de aviões!!!! Não vou nem citar os 767 (“cansados de guerra”) que estão tb entrando nesse nova luta para poder suprir a demanda de passageiros.

Acho que é isso.

Muito obrigado pelos comentários.

Abraços

RAFAEL MATERA