Atualmente a TAM está utilizando uma frota de Aeronaves bem diversificada.
São ao todo 8 modelos diferentes (A319, A320, A321, A330, A340, MD11, 767 e em breve o 777), de 2 fabricantes distintos (Boeing e Airbus) contrariando assim todas as teorias sobre padronização de frota.
Por isso, o DIRETO DA PISTA gostaria de saber a sua opinião quanto a esse tipo de abordagem e abrir um pequeno debate sobre esse tema (todos os Posts serão respondidos).
Você é a favor ou contra a essa diversificação de frota? Dê suas razões...
(Para facilitar aos leitores menos “familiarizados” vou colocar uma foto de cada uma dessas aeronaves abaixo.)
Um abraço...
RAFAEL MATERA
São ao todo 8 modelos diferentes (A319, A320, A321, A330, A340, MD11, 767 e em breve o 777), de 2 fabricantes distintos (Boeing e Airbus) contrariando assim todas as teorias sobre padronização de frota.
Por isso, o DIRETO DA PISTA gostaria de saber a sua opinião quanto a esse tipo de abordagem e abrir um pequeno debate sobre esse tema (todos os Posts serão respondidos).
Você é a favor ou contra a essa diversificação de frota? Dê suas razões...
(Para facilitar aos leitores menos “familiarizados” vou colocar uma foto de cada uma dessas aeronaves abaixo.)
Um abraço...
RAFAEL MATERA
A319

A320

6 comentários:
os md11 em breve deixarao a frota quando os 777 chegarem, quanto ao 767 ele basicamente serve a CVC nos voos para o caribe, e os airbus sao os maoda, nao veja nada contra a padronizacao, afinal a concorrencia sempre e boa, principalmente quando agora se esta investindo em aeronaves mais economicas
Eu acho q a TAM para nao perder a clientela que vem conquistando teve que abrir mao da padronizacao de sua frota em prol do crescimento.E apesar dessa diversidade a sua excelencia operacional e qualidade de servico nao foram deteriorados, e alem do mais serviu para eliminar o "preconceito" que a empresa smepre teve conta os Boeings.Acredito que em algum tempo a TAM sera uma das 20 maiores empresas do mundo, e o 777 sera um dos responsaveis!!
A frota não é muito diversificada. Isso porque a TAM devolverá os MD-11 em breve e atua no mercado com quase toda a familia de jatos da Airbus.
Sem dúvida a sua postura de atuar no mercado com aeronaves da Airbus trás vários benefícios em termos de economia operacional e adaptação de seu pessoal.
Não vejo problemas na chegada de um 777 porque o pessoal da engenharia estará preparado para recebê-lo, da mesma forma que os tripulantes. É sim uma boa oportunidade de se conhecer novas tecnologias e quem sabe, no futuro, não trocar toda a sua frota pelos Boeings?
Coonfirmando os comentarios acima, os MD-11 deixarao de operar com a chegada dos 777.
Sobre a falta de padronizacao, nao vejo nada de anormal, visto que toda tripulacao eh devidamente treinada e capacitada para agir em situacoes de emergencia em qualquer uma das aeronaves da frota.
Penso ainda que um companhia grande deva ter sua frota diversificada a fim de atender da melhor forma possivel seus clientes aliando seguranca, conforto e, calro, economia.
Blog Meio Aéreo - Comissários de vôo
Ao contrário dos comentários acima, a padronização não tem a ver só com a concorrência ou tripulação treinada. A falta de padronização triplica os custos de manutenção. Até entre os próprios Airbus não existe padronização nos motores ou configuração interna. A TAM sofre o mal de ter crescido rapidamente após o "fim" da Varig. Como aconteceu tudo rapidamente, não foi culpa da administração. Agora a TAM tem a chance de fazer tudo certo, encomendando aviões ao seu estilo para a Boeing.
Antes de tudo gostaria de pedir desculpas a todos pela demora na resposta...mas vamos lá.
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Particularmente eu sou a favor da padronização de frota. Acho que a TAM está em um processo de crescimento desordenado, é claro que isso é uma conjuntura de um momento crítico que foi a parada das operações da VARIG.
A TAM tem que crescer? Com certeza, mas não acho que está fazendo de maneira correta.
Não tenho a menor dúvida dos profissionais que estão trabalhando na cia. são competentes o suficiente p/operar essas aeronaves "novas", mas temos que levar em consideração que a operação de aeronaves tão distintas aumenta (e em muito) o custo operacional da empresa.
São pilotos, engenheiros, mecânicos, comissários, etc..., específicos para cada família de aeronaves... problema esse que é fácil de ser resolvido quando todos os seus aviões eram da Airbus, era a famosa "comunalidade" tão explorada pelo fabricante europeu.
Mas, a partir do momento que começa a operação de MD-11 para “tapar buraco” até a chegado dos B777...ai fica difícil a operação. E eu (opinião pessoal) acredito que a TAM não vai devolver os MD-11 logo assim que os 777 chegarem, a demanda está reprimida, ela precisa de aviões!!!! Não vou nem citar os 767 (“cansados de guerra”) que estão tb entrando nesse nova luta para poder suprir a demanda de passageiros.
Acho que é isso.
Muito obrigado pelos comentários.
Abraços
RAFAEL MATERA
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