24.8.08

Manifestantes fecham Avenida contra decisão da Anac

Cerca de mil pessoas participaram da manifestação em Ilhéus na manhã deste sábado

Aproximadamente mil manifestantes bloquearam, por volta das 11h da manhã deste sábado, 23, a Avenida Barão de Rio Branco, em Ilhéus, para protestar contra a medida da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que proíbe a realização de vôos por instrumentos no Aeroporto da cidade. Empresários, estudantes, funcionários do Aeroporto e membros da comunidade reclamaram alegando que a decisão da Anac vai gerar desemprego, especialmente no turismo, indústria tecnológica e nos negócios agrícolas, além de inviabilizar economicamente o Aeroporto.

Em 2007, o Aeroporto já tinha tido o número de vôos reduzido a cinco por dia. Com a nova determinação, a quantidade caiu para apenas três. No mesmo ano, a área de escape da pista principal foi ampliada em 110 metros e sinaleiras e cancelas foram implantadas para impedir que veículos de grande porte passassem próximos ao local durante as aterrissagens.

O Aeroporto de Ilhéus é a principal rota de ligação entre as regiões Sul e Sudeste do Estado. Sem o seu funcionamento, o Estado só poderá ser cruzado por via terrestre. Os manifestantes, que consideram a decisão catastrófica para Bahia, cobraram do Governador Jaques Wagner que este interceda junto ao Ministro da Defesa Nelson Jobim para que se encontre uma solução para o problema até que o novo Aeroporto seja construído.

Fonte: A Tarde On Line

Nenhum comentário: