15.12.08

Líderes do setor debatem no 5º Fórum Anual de Líderes de Companhias Aéreas e Assembléia Geral Anual da ALTA

Mais de 300 líderes setoriais de mais de 35 países participaram, na semana passada, do 5º Fórum Anual de Líderes de Companhias Aéreas e Assembléia Geral Anual da ALTA em Cancun, no México. Entre eles estiveram os mais importantes CEOs e presidentes de companhias aéreas da América Latina e do Caribe, além de representantes de mais de 40 companhias aéreas e 20 autoridades da aviação civil, entre outros executivos do setor.

Os líderes trataram da atual crise sem precedentes que aflige o setor, causada pela crise econômica global do momento, por mercados de crédito escassos e incertezas referentes a custos. No seu discurso inicial, o presidente da ALTA e CEO da Copa Airlines, Pedro Heilbron, afirmou que "embora a perspectiva de curto prazo permaneça incerta, há uma expectativa de crescimento em longo prazo na América Latina e no Caribe, com o tráfego de passageiros na região continuando a crescer acima da média mundial".

Para obter este crescimento, a região está enfrentando desafios e desenvolvendo ações direcionadas à área de fragmentação, ao ambiente de altos impostos e encargos, ao modelo mal-sucedido de privatização de aeroportos, à infra-estrutura e a um setor de transporte aéreo subvalorizado. Apesar destes desafios, a ALTA e os seus membros permanecem comprometidos com três grandes prioridades -- segurança, custos e meio ambiente -- as quais foram o foco de tratativas durante toda a conferência.

"Embora o futuro não esteja nada certo", acrescentou Heilbron, "governos, autoridades, fornecedores, aeroportos e companhias aéreas precisam trabalhar em conjunto. A ALTA e as suas companhias aéreas estarão aqui, trabalhando em conjunto com todos os participantes do setor, pois um futuro ainda mais brilhante nos espera".


NOVO COMITÊ EXECUTIVO DA ALTA:

A ALTA também nomeou os seis membros do seu novo comitê executivo, responsável por direcionar os esforços da associação e facilitar o desenvolvimento do transporte aéreo em toda a região da América Latina e do Caribe. O presidente do Grupo TACA, Roberto Kriete, foi nomeado o novo presidente da ALTA. Fabio Villegas, CEO da Avianca, foi nomeado o novo vice-presidente da ALTA. O Comitê Executivo é o seguinte:

-- Presidente - Roberto Kriete, presidente do Grupo TACA

-- Vice-presidente - Fabio Villegas, CEO da Avianca

-- Pedro Heilbron, CEO da Copa Airlines

-- Enrique Cueto, CEO da LAN Airlines

-- Manuel Borja Chico, CEO da Mexicana

-- David Barioni Neto, CEO da TAM

"A ALTA redobrará os seus esforços para garantir que tenhamos um setor mais seguro e mais eficiente na região", disse o recém-nomeado presidente da ALTA, Roberto Kriete, na atividade de encerramento do fórum. "Espero ampliar os grandes esforços do meu antecessor."

A ALTA está atualmente confirmando datas e local para o seu Fórum de Líderes de Companhias Aéreas de 2009. Cartagena, na Colômbia, é o destino preferencial no momento.

Sobre a ALTA:

A ALTA ( www.alta.aero ) foi fundada em 1980 como uma associação sem fins lucrativos entre companhias aéreas. As companhias integrantes têm uma receita combinada total de mais de US$ 19 bilhões, utilizam mais de 800 aeronaves e empregam mais de 70 mil trabalhadores em Antígua, Argentina, Bolívia, Brasil, Ilhas Cayman, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Antilhas Holandesas, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e outros países atendidos por elas.

Companhias aéreas integrantes: Aerolíneas Argentinas, Aeroméxico, Aeroméxico Connect, Aeropostal, Aero República, AeroSur, Aires, Air Jamaica, Aserca Airlines, Avianca, Bahamas Air, Caribbean Airlines, Cayman Airways, Cielos Airlines, Click, Copa Airlines, Cubana, GOL, Icaro, LAB, LAN Airlines, LAN Ecuador, LAN Peru, Liat, Mexicana, Nature Air, Pluna, Santa Barbara Airlines, Sky Airline, TACA, TACA Peru, TAM, TAM Mercosur, Tame, VARIG, VARIG LOG e Volaris. A ALTA também possui quatro companhias aéreas associadas: Air Canada, Continental Airlines, Iberia e UPS.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário: