A divisão de transporte de carga da Lufthansa, segundo maior grupo aéreo europeu, vai reduzir as horas de trabalho dos seus 2.600 trabalhadores para responder à acentuada quebra da procura deste segmento de actividade.
O responsável da Lufthansa Cargo, Carsten Spohr, admitiu numa declaração que além de reduzir voos é “inevitável” fazer ajustamentos ao nível da capacidade do pessoal. O transporte aéreo internacional de carga registou em Dezembro uma queda em 22,6%, que a IATA classificou de “sem precedentes e chocante” (clique para ler: IATA “em estado de choque” com queda em 22,6% do transporte internacional de carga).
Para a Lufthansa Cargo, segundo os dados de tráfego divulgados pelo grupo, a queda em Dezembro foi ligeiramente inferior, em 21,4%, mas para o conjunto do ano de 2008, ao situar-se em 6%, foi superior aos 4% de queda média indicada pela IATA para o tráfego internacional de carga a nível mundial.
A possibilidade de a redução de horas de trabalho ser aplicada a mais efectivos foi uma possibilidade admitida pelo CEO do grupo Lufthansa, Wolfgang Mayrhuber, em entrevista que será publicada segunda-feira pelo que Der Spiegel, na qual frisa que, no entanto, nada está por enquanto planeado a esse respeito.
Wolfgang Mayrhuber disse que uma eventual decisão nesse sentido dependerá “naturalmente” de como evoluir a situação económica.
O balanço de tráfego da Lufthansa relativo a Dezembro indica que o grupo teve uma queda do tráfego (medido em RPK = passageiros x quilómetros) em 0,1%, com uma queda em 1,8% do número de passageiros embarcados, para 5,048 milhões.
A queda do tráfego, no entanto, compreende um crescimento em 3,9% da parte da Swiss (+6,4% em número de passageiros, para 1,066 milhões), enquanto a Lufthansa Passenger Airlines, que engloba a Lufthansa e a Lufthansa Regional, teve uma queda do tráfego em 1,1%, com uma redução do número de passageiros em 3,7%, para 3,982 milhões.
Para os 12 meses de 2008, o grupo Lufthansa indicou um crescimento do tráfego em 14,2%, com um aumento do número de passageiros em 12,2%, para 70,543 milhões, nomeadamente pelo efeito integração da Swiss, que em 2007 apenas ocorreu a partir de Julho.
Em 2008, a Lufthansa Passenger Airlines teve um aumento do tráfego de passageiros em 3,5%, com mais 1,2% de passageiros transportados, atingindo os 57,076 milhões. Para a Swiss o grupo apenas indicou a companhia transportou 13,467 milhões de passageiros, sem comparar com o total de 2007.
Fonte: Presstur
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